Conheça os tipos de indicadores e como utilizar!

Você sabe o que são indicadores? Nós separamos um conteúdo falando sobre os tipos de indicadores e algumas formas de utilizá-lo! Então, confira! Quando uma empresa

Conheça os tipos de indicadores e como utilizar!

Você sabe o que são indicadores? Nós separamos um conteúdo falando sobre os tipos de indicadores e algumas formas de utilizá-lo! Então, confira!

Quando uma empresa promete e entrega seus melhores planos de negócios, há uma boa chance de que a satisfação e a retenção do cliente sejam altas. 

A pavimentação do caminho para o sucesso depende que as empresas estejam bem-informadas sobre o seu próprio negócio e compreendam e implementem um plano de negócios adequado. Sendo assim, as empresas podem alcançar esse conhecimento desenvolvendo e utilizando indicadores eficazes.

Os indicadores são usados para impulsionar melhorias e ajudar as empresas a concentrar suas pessoas e recursos no que é importante. Dessa forma, a gama de indicadores que as empresas podem empregar varia daquelas que são obrigatórios para aqueles que medem o aumento de eficiência, redução de reclamações, maiores lucros e melhores economias. 

Sendo assim, em última análise, os indicadores ajudarão a dizer à organização onde ela esteve, onde está, se algo está errado e quando a organização atinge seu objetivo. Por isso, os indicadores devem encorajar o comportamento correto. Além disso, devem ser difíceis de manipular e facilmente relatados como menciona Ramesh Gulati em seu livro Manutenção e Confiabilidade Melhores Práticas).

Categorias dos tipos de indicadores

Em um detalhamento maior os indicadores podem ser divididos nas seguintes categorias:

  • Indicadores de gestão estratégica
  • gestão operacional
  • desempenho de máquinas
  • organizacionais e de liderança
  • gestão de atividades e recursos

Informações na definição dos indicadores

O estabelecimento de indicadores para mensurar sua gestão em várias dimensões precisa ser estruturada de modo adequado. Sendo assim, a definição de um indicador deve ter no mínimo as seguintes informações:

  1. Definição – qual a descrição desse indicador.
  2. Objetivos – o que esse indicador permitirá mensurar e quais os objetivos envolvidos.
  3. Fórmula – como esse indicador é calculado.
  4. Componentes da fórmula – descrição dos elementos da fórmula de cálculo.
  5. Qualificações – informações como unidade de medida, padrões utilizados no mercado e possíveis exceções.
  6. Benchmarking – informação de valores de benchmarking conhecidos e certificados.
  7. Referências – bibliografias existentes que corroborem o cálculo e uso desse indicador.

Afinal, via de regra, os indicadores precisam ser apropriados, aceitáveis, claros, comparáveis e simples. Dessa forma, esse é sempre um tema que pode gerar muita polêmica, seja na quantidade de indicadores a serem utilizados, seja em suas definições e fórmulas cálculo.

Soluções para a gestão de tipos de indicadores

Buscando uma disseminação mais apropriada do uso dos indicadores associações de normas e de profissionais buscam estabelecer padrões a serem utilizados. Sendo assim, uma dessas associações, a SMRP – Society of Maintenance and Reliability Professionals, publicou um documento de melhores práticas na gestão de indicadores, leitura recomendada.

Mesclando a experiência de nosso time de operações, nosso CEO e vivências que já tivemos em nossos clientes sobre esse tema de indicadores, esse texto inaugura uma série que será publicada pelo nosso CEO, Rodrigo Rotondo, engenheiro mecânico, como mais de 25 anos experiencia em gestão de ativos.

A série será intitulada de “Desmitificando indicadores e simplificando o dia a dia da gestão de ativos! Então, fique atento às nossas redes sociais!

O MANUSIS é um software especialista de Gestão de Manutenção e Ativos que possui um módulo chamada Construtor de Dashboards com mais de 50 indicadores em categorias como pessoas, ativos, OM’ss, SS’s, materiais, etiquetas e custos disponíveis. Esse módulo permite combinar 5 séries em um mesmo gráfico com 5 tipos de gráficos diferentes – cards, pizza, coluna, linha e área – permitindo mais de 1 milhão de combinações. Além disso, ainda o usuário pode montar seus próprios dashboards (versões enterprise e corporate) sendo atualizados em tempo real.

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.