Os pilares do WCM – World Class Manufacturing – uma gestão de ativos holística

Conheça os 10 pilares técnicos e os 10 aspectos gerenciais do WCM — World Class Manufacturing — e como eles podem transformar a gestão de ativos

gestão de ativos

Conheça os 10 pilares técnicos e os 10 aspectos gerenciais do WCM — World Class Manufacturing — e como eles podem transformar a gestão de ativos da sua empresa.

A produção de bens e serviços é uma área que exige uma grande atenção à eficiência e à eficácia, além de contar com uma gestão de ativos precisa e atualizada. Neste sentido, a metodologia World Class Manufacturing (WCM) é uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam se destacar no mercado e oferecer aos seus clientes produtos e serviços de alta qualidade.

Neste texto, vamos ajudar você a entender melhor sobre os pilares dessa metodologia. Continue a leitura para saber mais!

O que é WCM?

O WCM é uma metodologia de gestão de produção que foi desenvolvida em 1984 por Hayes e Wheelwright, baseado no Sistema Toyota de Produção. Seu objetivo é alcançar a excelência na produção de bens e serviços por eliminar todos os tipos de desperdícios e perdas ao longo do processo produtivo.

Quais os pilares do WCM?

Podemos dividir o WCM em dois pilares: técnicos e gerenciais. Os aspectos técnicos do WCM estão diretamente relacionados às atividades e processos produtivos. Já os aspectos gerenciais do WCM são voltados para o gerenciamento da empresa como um todo. Cada um desses pilares se baseia em 10 pontos centrais cada.

Aspectos técnicos

  1. Segurança: garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários, dos equipamentos e do ambiente de trabalho por meio de medidas de proteção para prevenir acidentes, treinamento dos funcionários e a criação de cultura de segurança na empresa.
  2. Custos de implantação: reduzir custos de implantação do WCM, incluindo o investimento inicial, os custos de manutenção e os custos operacionais.
  3. Foco em melhoria contínua: sempre procurar formas de melhorar suas operações e processos. Isso inclui a identificação de problemas, a implementação de soluções e a monitorização dos resultados.
  4. Atividades de manutenção autônomas: implementar atividades de manutenção autônomas, como a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, a fim de maximizar sua disponibilidade e prolongar sua vida útil.
  5. Manutenção profissional: capacitar funcionários para realizar atividades de manutenção de forma eficiente e eficaz.
  6. Controle de qualidade: implementar procedimentos de controle de qualidade, a monitorização dos resultados e a correção de problemas identificados.
  7. Logística e atendimento ao cliente: garantir a eficiência da logística e do atendimento ao cliente da empresa. Isso inclui a gestão de estoques, a gestão de entregas e a garantia da satisfação dos clientes.
  8. Gestão preventiva dos equipamentos: implementar medidas preventivas para prolongar a vida útil dos equipamentos e minimizar a necessidade de manutenção corretiva.
  9. Desenvolvimento e treinamento das equipes: focar no desenvolvimento e treinamento constante das equipes, a fim de garantir a competência técnica e a eficiência nos processos.
  10. Meio ambiente e energia: buscar a eficiência energética por adotar práticas ambientais responsáveis, como a gestão de resíduos, a minimização de impactos.

Aspectos gerenciais

  1. Envolvimento da Direção: incluir os líderes em todas as etapas do processo de implementação do WCM.
  2. Clareza de objetivos: ter objetivos claros para a implementação do WCM, para que todas as equipes de operação saibam o que esperar e como atuar.
  3. Mapeamento das etapas para o WCM: planejar em detalhes todas as etapas necessárias para a implementação do WCM.
  4. Transferência de profissionais qualificados para a área modelo: transferir profissionais altamente capacitados para a área modelo, para haver o desenvolvimento contínuo da equipe e a implementação do WCM.
  5. Envolvimento de toda a organização: envolver todos os departamentos para poderem entender a importância desse processo e trabalhar juntos para alcançar os objetivos.
  6. Concentração das competências no melhoramento da empresa: concentrar suas competências em melhorar a gestão dos seus ativos.
  7. Tempo e orçamento: gerenciar o tempo e orçamento de forma adequada para a implementar o WCM.
  8. Nível de expansão: estabelecer um nível de expansão que seja realista.
  9. Nível de detalhes: estabelecer um nível de detalhes para o processo de implementação do WCM, para que haja um planejamento adequado e a execução seja mais eficiente.
  10. Motivação da equipe: encorajar a equipe para que todos trabalhem juntos.

É preciso lembrar que o objetivo da gestão de ativos no WCM é acompanhar a performance dos equipamentos e máquinas. Um software de gestão, como CMMS e EAM, são ferramentas que facilitam a aplicação dessa filosofia, auxiliando na construção e na manutenção de operações eficientes.

Se você deseja melhorar a gestão de seus ativos e alcançar o sucesso em sua empresa, conheça mais sobre o Manusis4 e comece a implementar seus pilares hoje mesmo. Solicite uma demonstração já!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.