Rodrigo Rotondo é um profissional movido pela paixão por inovação e tecnologia na gestão de ativos. Acumulou sólida experiência em manutenção e gestão do ciclo de vida do ativo em suas passagens pela Monsanto e Accentum.
Em 2024, com base em sua trajetória, criou o Manusis4, um sistema de gestão cujas funcionalidades são co-criadas com clientes especialistas. Formado em Engenharia Mecânica com pós-graduação pela ESADE de Barcelona e certificado pela SMRP, sua visão inovadora levou o Manusis4 a participar de programas renomados como Endeavor e Generator, fortalecendo sua presença de mercado.


Desde pequeno, eu era movido por uma curiosidade quase obsessiva: entender como as coisas funcionavam por dentro. Brinquedo novo durava dois dias — tempo suficiente pra desmontar tudo e descobrir seus mecanismos. Lembro-me do meu 1º brinquedo eletrônico, o Merlin, durou horas apenas. Ainda criança, já era claro pra mim: eu queria ser engenheiro.
Essa paixão me levou à UNESP, onde comecei cursando Engenharia Mecânica. Mas foi quando conheci o Departamento de Engenharia de Produção que encontrei meu verdadeiro caminho: a gestão de manutenção. Ainda no segundo ano da faculdade, consegui uma bolsa de iniciação científica do CNPq — a primeira do curso — e mergulhei fundo nos estudos sobre manutenção industrial. O projeto cresceu tanto que se transformou em parte do conteúdo usado no curso anos depois.

Durante a faculdade, estagiei na Zeneca, uma multinacional inglesa, onde vivi a manutenção raiz: arquivos bagunçados, etiquetagem manual de máquinas, software em DOS. Aprendi com as dificuldades reais. Depois, fui para a Lorenzetti, onde tive meu primeiro contato com ERP. Frustrado com o tempo perdido em planilhas, criei minha primeira automação em Access e Visual Basic, surpreendendo meu supervisor ao reduzir semanas de trabalho a um clique.
Na Monsanto, tudo mudou. Fui contratado como engenheiro de processos para melhorar a performance de uma planta problemática. Eu via equipes sobrecarregadas com planilhas intermináveis, quadros brancos cheios de anotações e um volume absurdo de papelada que parecia nunca acabar. E, mesmo com tanto esforço, os resultados não eram garantidos. A cada falha imprevista, o impacto operacional e financeiro me fazia questionar: por que a gestão de ativos precisava ser tão complicada?
Em poucos meses, provamos que a planta era capaz de entregar 90 toneladas por dia — um resultado inédito. Isso me colocou em evidência e me levou a liderar a manutenção de quatro plantas. Implantei um sistema de gestão de manutenção (Mantec) e coordenei uma parada técnica com mais de 30 frentes de trabalho. Ainda participei da implantação do SAP módulo PM como key user, o que só reforçou minha percepção: nenhum software de manutenção do mercado foi pensado por quem vive manutenção na prática.

Saí da Monsanto e entrei na JP Manutenção, onde ajudei a empresa a escalar de um contrato com 60 pessoas para mais de 20 contratos com 3 mil técnicos na região sul do país. Foi nesse contexto que conheci o Manusis, ao buscar uma alternativa mais viável para um cliente, a Nutrimental. A solução era simples, leve e já rodava via web — algo raro na época. Mas o mais revolucionário: cobrava por ativo, não por usuário, garantindo ampla adesão e qualidade de dados.Implantei o Manusis em 11 fábricas em 40 dias. A relação com a empresa cresceu tanto que, após sair da JP e virar consultor, passei a representar o sistema e implantar em diversos clientes, até que veio o convite decisivo: virar sócio.
Em 2012, aceitei o desafio, comprei 5% da empresa e propus dois focos: dobrar a base de clientes e redesenhar completamente o sistema, já com a visão da Indústria 4.0. Em dois anos, a carteira dobrou — com expansão internacional — e o conceito do Manusis4 nasceu. Com essa expansão foi realizado um spin-off e assumi o CNPJ, a marca e a missão de expandir os horizontes da empresa. Começamos com 5 pessoas, hoje somos 60.

Em 2015, nasceu o Manusis4 — e junto com ele, uma nova visão sobre gestão de ativos. Não um software. Um ecossistema. Modular, inteligente, escalável. Capaz de acompanhar empresas em todos os níveis de maturidade, de setores distintos, em realidades complexas.
A partir desse sonho, reuni uma equipe de engenheiros e técnicos especializados, pessoas que, como eu, entendiam as dores da gestão de manutenção. O projeto ganhou forma, evoluiu, e logo estava pronto para impactar o mercado. Foi um caminho cheio de desafios, mas a paixão por criar algo único e realmente eficiente nos manteve firmes. Quando o Manusis4 começou a ser adotado por indústrias líderes, ficou claro: estávamos no caminho certo.
De 2015 a 2025, fomos incansáveis em produto. O Manusis4 nasceu com 7 módulos e hoje são quase 40. Criamos um sistema que cresce com a maturidade do cliente, oferecendo não apenas CMMS, mas soluções completas para o ciclo de vida do ativo — confiabilidade, gestão de materiais, projetos, IoT, automatizador de tarefas e, agora, nossa própria IA: a Hive.
A plataforma evoluiu junto com nossa base. Saímos de 12 para mais de 200 clientes, entre eles Honda, Stellantis, Electrolux, Vibra, Sírio-Libanês, Einstein, entre outros gigantes. Fomos acelerados duas vezes pela Endeavor e hoje temos investidores estratégicos ao nosso lado, acreditando na mesma visão que me move desde o início: a de que a gestão de ativos pode ser simples, inteligente e estratégica.
Ver empresas reduzindo custos de manutenção em até 3 vezes, digitalizando processos que antes eram manuais e tomando decisões com base em dados atualizados me trouxe uma sensação única de realização.
Seguimos firmes no nosso propósito: ser a plataforma que transforma a gestão de ativos no Brasil e no mundo. A jornada foi intensa, mas cada desafio só reafirmou aquilo que me motivava desde o primeiro brinquedo desmontado: entender como algo funciona — e depois, fazer funcionar melhor.
Ainda há muito a ser feito. A cada novo módulo lançado, a cada atualização, continuamos fiéis ao propósito inicial: simplificar a gestão para transformar negócios. Sabemos que os desafios continuarão surgindo, mas a diferença agora é que estamos prontos para enfrentá-los com inteligência e eficiência. E assim seguimos, crescendo junto com nossos clientes, sempre guiados pela vontade de fazer diferente e pela certeza de que a gestão de ativos não precisa ser um obstáculo, mas sim uma alavanca para o sucesso.
Veja como podemos otimizar seus processos operacionais de forma prática e intuitiva.
Preencha o formulário e nossa equipe entrará em contato em breve.
Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.
Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.
Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.
Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.
Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.
Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.
Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.
Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.
Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.
Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.
Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.
Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.
Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.
Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.
Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.
Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.
O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).
Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.
Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.
Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.
Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.
Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.
Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.
Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.
Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.
Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.
Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.
O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).
Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.
Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.
Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.