MTBF e MTTR qual a diferença?

MTBF e MTTR qual a diferença?

Você sabe o que são MTBF e MTTR e como podem ser usados na gestão de ativos? Leia o artigo e entenda como calculá-los!
Os indicadores de manutenção são ferramentas essenciais para garantir melhores resultados. Dois desses principais índices são o MTBF e MTTR. Eles podem ajudar os gestores a monitorar as atividades e buscar maneiras de aprimorar seus processos de manutenção.
Neste post, vamos explicar de uma forma bem simples e prática o que eles indicam, como podem ser calculados e como os números podem ser usados pela gestão para a tomada de decisões. Continue a leitura e saiba mais!

O que é MTBF?

MTBF é a sigla para mean time between failures, ou tempo médio entre falhas. Ele indica o tempo médio em que duas falhas ocorrem. Para descobrir esse valor, basta subtrair o tempo total em que a máquina está funcionando pelo tempo perdido (que são as paradas). Depois, pegamos o resultado e dividimos pelo número de falhas que ocorreram no período. Então, a fórmula ficaria assim:

  • MTBF = [(tempo total de funcionamento – tempo perdido) / (número total de falhas)]

Vamos a um exemplo prático. Digamos que um equipamento tenha estado disponível por 168 horas. Houve 2 paradas, a primeira de 1,5 hora e a outra de 5 horas. Então, teríamos o seguinte cálculo:

  • MTBF = [(168 – (1,5 + 5) / 2)]
  • MTBF = (168 – 6,5) / 2 = 80,75 horas ou 4,845 minutos

Assim, em média, pode-se esperar que de uma manutenção para outra, o tempo em que a máquina ficará operando será de 80,75 horas.

O que é MTTR?

MTTR é a sigla para time to repair, ou tempo médio para reparo. Assim, ele vai indicar o tempo médio que se espera para um conserto ser feito após a falha ter ocorrido. Esse indicador acolhe não só o tempo gasto durante o conserto, mas desde a notificação, diagnóstico, montagem e testes até que a máquina volte a campo.
Dessa forma, ele mede a capacidade de manutenção da equipe, ou seja, o tempo que demora para fazer um equipamento ou componente retornar ao seu status operacional normal. O cálculo usado é o seguinte:

  • MTTR = (tempo de parada) / (quantidade de paradas)

Vamos exemplificar com o mesmo caso do tópico anterior:

  • MTTR = (1,5 + 5) / 2
  • MTTR = 6,5 / 2 = 3,25 horas ou 195 minutos

Assim, o equipamento ficou parado, em média, 3,25 horas. A ideia aqui é reduzir ao máximo o MTTR, pois quanto menor esse indicador, mais eficiente está sendo a equipe.

Qual a diferença entre MTBF e MTTR?

Embora em ambos os casos os indicadores estejam gerenciando ativos do negócio, como equipamentos, sistemas, ferramentas e instalações de uma forma geral, existem focos diferenciados.
O MTBF tem por objetivo medir a confiabilidade de um equipamento sistema. Queremos um tempo médio maior entre falhas, isto é, que a máquina permaneça o maior tempo possível sem apresentar falhas.
Por outro lado, o MTTR foca no reparo em si, medindo a eficiência da equipe de manutenção. Quanto mais rápido for o serviço, menor será o tempo de parada, e maior será a disponibilidade da máquina.
O MTBF e o MTTR são indicadores utilizados pela indústria há décadas e cumprem de forma bastante eficiente o papel de levantar dados para a tomada de decisões. Eles podem ajudar a empresa a entender seus processos de manutenção, saber que ajustes fazer e quais ativos são os próximos a precisar de reparos.
Esses indicadores podem ser facilmente calculados por meio de soluções digitais, como um sistema de gestão de ativos. Baixe uma demonstração do Manusis4 e entenda na prática como funciona!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.