Menos burocracia e mais produtividade na gestão de manutenção!

A burocracia está prejudicando a sua produtividade na gestão de manutenção? Conheça as melhores práticas do mercado para atuar de forma estratégica!
Menos burocracia e mais produtividade na gestão de manutenção!

A burocracia é normalmente vista como um conjunto de exigências que traz maior morosidade aos processos. Por isso, é encarado como um problema e o antônimo de agilidade, eficiência e também produtividade na gestão de manutenção.
É verdade que toda empresa precisa burocratizar (ou formalizar) suas operações — isso no sentido real da teoria administrativa. Acontece que o excesso de exigências e o complexo gerenciamento das informações tornaram um caos a rotina de muitos empreendedores, comprometendo também a produtividade das equipes.
Por isso, trazemos neste post algumas soluções que visam desburocratizar as atividades no setor de manutenção. Conheça as tendências e melhores práticas do mercado para dar maior agilidade aos processos!

Digitalização dos registros

Burocracia é símbolo de papéis. É verdade que a gestão há anos utiliza formulários e documentos impressos para fazer registros. Mas esse cenário já mudou. Estamos na era da transformação digital. Esses novos recursos são indispensáveis para empresas que desejam iniciar um processo de desburocratização.
Arquivos digitais e a nuvem têm substituído armários e pastas com papelada, reduzindo custos e espaço e garantindo maior eficácia no gerenciamento dos documentos.
Essa digitalização pode ser feita por meio de softwares de gerenciamento especialistas no setor da gestão de manutenção, conhecidos como EAM (Enterprise Asset Management). São plataformas que permitem:

  • dar acesso a diversos usuários para acessar e registrar dados;
  • gerenciar informações de diferentes unidades do negócio;
  • reunir registros em uma única plataforma;
  • automatizar coleta de dados por meio de dispositivos IoT (Internet das Coisas).

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria A.T. Kearney, publicada na revista Industry Week pesquisou 558 empresas em que o uso de software de gestão de empresas conseguiu:

  • aumentar a produtividade global dos processos em 28,3%;
  • reduzir em 20,1% o tempo de inatividade dos equipamentos;
  • economizar 19,4% no custo dos materiais.

Mobilidade e acessibilidade

Um dos grandes desafios impostos pela burocracia é a necessidade da presença física para a aprovação de relatórios, assinaturas, concessão de acesso a dados etc. O ideal é adotar ferramentas de gestão que possam garantir a constante disponibilidade dos registros aos colaboradores autorizados.
Existem no mercado tecnologias de softwares de gestão integradas a aplicativos para celulares e tablets, sistemas de assinatura digital, armazenamento em nuvem, entre outros. São instrumentos que permitem ao gestor acessar e gerenciar os processos de manutenção onde quer que esteja.

Autonomia

Grande parte da burocracia ocorre pela dependência que as equipes têm dos seus gestores. Por isso que é fundamental mudar a cultura da empresa e estabelecer uma relação de trabalho que forneça aos funcionários maior autonomia para realizar suas tarefas.

Lembre-se que autonomia não é sinônimo de independência. Na verdade, significa que seu colaborador poderá ter maior liberdade de atuação dentro da cultura organizacional e das diretrizes definidas para o seu setor. Suas equipes serão mais eficientes, terão maior sentimento de pertencimento e boa parte dos processos burocráticos será reduzida.

Atualização e simplificação de processos

Os tempos mudam. Surgem novas leis, algumas obrigações deixam de ser necessárias, procedimentos se tornam obsoletos e os processos da empresa precisam ser revistos. Mesmo que certas tarefas ainda tenham validade, é necessário analisar de forma crítica se realmente estão sendo eficientes ou se podem ser substituídas ou abandonadas.
Muitos gestores de manutenção podem se apegar a sistemas antiquados que não agregam nenhum valor ao negócio ou ao seu setor. Por isso, a ideia é atualizar e simplificar os procedimentos para que ocorram da forma mais fluida possível.
Umas das chaves para garantir maior produtividade na gestão de manutenção é se livrar de processos burocráticos inúteis. Muitos deles se tornam um gargalo que impedem o crescimento do negócio e a satisfação das equipes na realização dos seus trabalhos.

Se deseja receber mais conteúdos para aprimorar sua gestão, assine nossa newsletter. Assim enviaremos um e-mail sempre que houver novidades por aqui!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.