Entenda a diferença de softwares CMMS e EAM

Atualmente o número de softwares de gestão de ativos passa dos milhares. Também pudera, eles se tornaram ferramentas essenciais para as empresas que (independentemente do porte)

Entenda a diferença de softwares CMMS e EAM

Atualmente o número de softwares de gestão de ativos passa dos milhares. Também pudera, eles se tornaram ferramentas essenciais para as empresas que (independentemente do porte) desejam se manter competitivas em um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico por isso saiba a diferenças entre softwares CMMS e EAM.
Dentro desse universo tecnológico existem dois modelos que merecem nossa atenção, até porque frequentemente acabam confundidos entre si: Os softwares CMMS e EAM. Você já ouviu falar deles?
Continue a leitura e descubra quais são as principais características destes dois modelos, suas aplicações e entenda porque, embora confundidos, eles não possuem a mesma utilidade.

Softwares EAM e sua importância na gestão de ativos empresariais!

De acordo com o ISO 55000 um ativo é qualquer item (físico ou não) que possua algum valor ou tenha potencial para gerar valor para uma empresa. Ou seja, um ativo pode ser desde uma máquina de produção até o capital ou patentes utilizadas pela corporação.
Para controlar todos esses ativos e garantir que a empresa atinja e mantenha o resultado planejado, os líderes realizam o que chamamos de gestão de ativos, que nada mais é do que o acompanhamento de todos os dados sobre os bens, da aquisição ao descarte, todo seu ciclo de vida.
É aí que a tecnologia entra em ação. Um software de gestão de ativos é o que vai ajudar a empresa a controlar e monitorar as entradas, saídas ou reposições de bens. Esse tipo de ferramenta é o que chamamos de EAM.
Os softwares EAM (Enterprise Asset Management) são sistemas desenvolvidos especificamente para a gestão dos ativos citados acima. Em outras palavras eles ajudam a gerir o ciclo de vida, auxiliando desde o projeto de aquisição até a venda, incluindo todo o processo de manutenção e operação.
Por meio de um software de gestão de ativos EAM um gestor consegue:

  • Planejar;
  • Controlar;
  • Acompanhar;
  • Medir.

Toda a operação que envolve o ativo em questão. Isso garante uma maior assertividade na tomada de decisões para melhorias, ganhos na capacidade produtiva e soluções de problemas, etc.
Todos os dados são analisados com base em relatórios sobre os serviços de manutenção realizados durante a produção dos ativos. Esses dados ficam consolidados e organizados para serem acessados de forma rápida, com mais assertividade e sem toda aquela papelada de outrora.
Se você chegou até aqui, talvez tenha se perguntado: “mas os softwares CMMS, também não fazem isso?”. Sim e não! Continue a leitura para entender melhor.

Sistemas CMMS e o gerenciamento dos serviços de manutenção!

Metaforicamente falando, se um EAM fosse uma forma geométrica ele seria o retângulo, já o CMMS seria um quadrado, mais compacto e limitado. Para ser mais claro, todo sistema EAM pode ser usado como CMMS, mas nem todo CMMS pode ser usado como EAM.
Embora ambos sejam utilizados na área da manutenção industrial, os CMMS são utilizados especificamente para a gestão de ordens de serviços de manutenção que sustentam os ativos. Essas informações são importantes porque é a partir delas que se tem uma visão mais abrangente acerca dos custos com manutenção, material e mão de obra.
Sem essas ordens, fica difícil saber por exemplo qual máquina ou peça tem sido a mais problemática no setor. Já com as informações que o CMMS gerencia, fica mais fácil identificar esses gargalos e investir em manutenções preditivas e preventivas.
O mesmo vale para estoques de manutenção. Sem um sistema CMMS, alguns itens podem ser retirados do estoque sem uma ordem de serviço.
Com isso o sistema de estoque ainda identifica esses materiais como disponíveis, consequentemente lá na frente, alguns ítens essenciais para manter um setor funcionando podem acabar antes do prazo previsto e ocasionar períodos de inatividade.
 

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.