Como facilitar o gerenciamento de várias unidades de indústria?

Garantir um gerenciamento de várias unidades da indústria não é tarefa simples. Veja que práticas e tecnológicas podem ser adotadas para facilitar o trabalho. Para atender

Como facilitar o gerenciamento de várias unidades de indústria?

Garantir um gerenciamento de várias unidades da indústria não é tarefa simples. Veja que práticas e tecnológicas podem ser adotadas para facilitar o trabalho.

Para atender um mercado maior e garantir mais alcance, a criação de várias unidades do negócio é natural. Esse crescimento representa também muitos desafios à gestão. Se administrar uma empresa é difícil, imagine manter um bom gerenciamento de várias unidades. Afinal, é impossível estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. 

No entanto, existem diversas práticas e tecnologias que garantem bons resultados e permitem aprimorar a gestão a um nível de alta qualidade e coesão. Continue a leitura e confira nossas dicas!

Padronize os processos operacionais para o gerenciamento de várias unidades

Uma das principais formas de garantir a integração e uma coesão maior entre as diferentes unidades é manter todos os processos padronizados. Clientes e parceiros precisam perceber os mesmos níveis de qualidade e procedimentos padronizados. Assim, entenderão que é a mesma empresa, embora com centros de produção instalados em diferentes locais.

Além da credibilidade e a percepção de uma marca forte, a padronização de processos promove:

  • mais produtividade das equipes;
  • redução de falhas;
  • mais qualidade dos processo;
  • maior organização das atividades;
  • ação mais diferenciada e bem definida das equipes;
  • definição de uma rotina de trabalho consistente.

Capacite sua mão de obra

Um dos principais modos de padronizar os processos é por meio do treinamento e capacitação das equipes. Os profissionais precisam conhecer todos os procedimentos e saber como aplicá-los na prática.

Os gerentes de cada unidade também precisam ser profissionais qualificados e de confiança, pois vão tomar a liderança nas atividades com a equipe local. Afinal, se líderes e liderados sabem o que fazer e detêm as principais técnicas e tecnologias para isso, o potencial de resultados de alto desempenho é muito maior.

Mantenha um sistema de gestão unificado

Indústrias com diferentes unidades necessitam de um bom software de gestão empresarial. Conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são programas de computador que funcionam tanto em computadores locais como na nuvem, conectados à internet. Assim, todas as informações inseridas são compartilhadas, visualizadas e gerenciadas pelos profissionais das diferentes unidades.

Esses sistemas de gestão fornecem funções para gerenciar vários setores da indústria, como:

  • estoque;
  • notas fiscal;
  • tabela de preços;
  • gestão financeira;
  • contas a receber e a pagar;
  • logística.

Assim, os ERPs são ferramentas indispensáveis para, por exemplo, unificar a gestão do estoque. Dessa forma, com poucos cliques, é possível pesquisar insumos e descobrir em quais unidades estão disponíveis.

Adote ferramentas e processo para um melhor gerenciamento de várias unidades

A comunicação é um outro aspecto-chave para garantir um bom gerenciamento de várias unidades da indústria. Dessa forma, quando há falhas nesse quesito, é comum ocorrerem perdas financeiras ou desperdícios.

Assim, é importante criar canais para que a empresa, as diferentes unidades e seus colaboradores possam se comunicar facilmente, com clareza e exatidão. 

Centralize o gerenciamento da manutenção dos equipamentos

A manutenção dos ativos é um dos grandes desafios na indústria. Afinal, o maquinário é um dos principais elementos que compõem o processo produtivo. Sendo assim, mais uma vez, unificar os dados é uma estratégia básica de gestão. Dessa forma, é possível ter uma visão completa de todo o inventário, monitorar os indicadores de desempenho de forma adequada, acompanhar o trabalho dos mantenedores e coletar informações que dão suporte à tomada de decisão.

Com o Manusis4, por exemplo, é possível gerenciar a manutenção dos vários equipamentos das diferentes unidades de indústria. Equipes e recursos podem ser alocados conforme a necessidade, gerando economia e aumentando a produtividade do time.

Quer saber mais sobre como o Manusis4 pode facilitar o gerenciamento de várias unidades da indústria? Então, solicite uma demonstração e confira na prática!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.