Como criar dashboards de desempenho eficazes e atraentes?

Para alcançar o desempenho esperado por sua organização, além de selecionar os KPIs apropriados para o seu setor, é preciso descobrir como medi-los e reportá-los de

Como criar dashboards de desempenho eficazes e atraentes?

Para alcançar o desempenho esperado por sua organização, além de selecionar os KPIs apropriados para o seu setor, é preciso descobrir como medi-los e reportá-los de forma adequada e precisa.
Qualquer empresa bem-sucedida quer ser capaz de cumprir seus objetivos organizacionais com sucesso. Nesse sentido, os indicadores-chave de desempenho (do inglês, Key Performance Indicators – KPIs) desempenham um papel importante em quase todas as organizações.
Os KPIs fazem parte de um contexto maior, eles são elementos fundamentais na gestão do desempenho corporativo. Confira a seguir como criar ótimos painéis (ou dashboards) de KPIs, descrevendo cada passo necessário para que você possa implementá-los em sua própria organização.
Selecione KPIs relevantes​
Medir e monitorar o desempenho do negócio é crítico, mas escolher os indicadores de desempenho-chave errados pode ser prejudicial. KPIs pouco estruturados, ou KPIs que são muito difíceis, caros para obter a informação, ou para monitorar regularmente, são alguns exemplos.
Os KPIs certos para sua empresa precisam ser:

  • Alinhados
  • Alcançáveis
  • Incisivos
  • Precisos
  • Acionáveis
  • Vivos

Descreva os KPIs em detalhes​
Depois de selecionar seus principais indicadores de desempenho, é importante que a “ficha técnica” de cada um deles esteja claramente definida. Uma definição completa do indicador evita futuros mal-entendidos sobre suas informações.
A “ficha técnica” de um indicador precisa conter pelo menos:
Objetivo
Nome
Definição
Frequência
Fonte/fórmula
Responsável.
Essa é uma ficha básica, não se limite a ela.
Defina o tipo do seu dashboard
Antes de colocar os KPIs em seu dashboard, é importante saber que os dashboards variam em relação ao seu nível e finalidade.​
Existem três tipos principais de dashboards de desempenho:

  1. Estratégico
  2. Operacional
  3. Analítico

Embora essas sejam as principais categorias que os dashboards podem assumir, provavelmente haverá casos em que um híbrido de dois tipos pode ser necessário.
Independentemente do tipo de dashboard de KPI que você use, os gestores e a equipe devem ser capazes de obter as respostas às perguntas em tempo real e agir com todos os dados consolidados em um só lugar.​

Escolha o tipo de gráfico perfeito

Para cada KPI, você precisa definir como compartilhar as informações que você coletou. Existem vários tipos de gráficos que ficam ótimos em um dashboard, cada um ideal para um tipo diferente de indicador: gráficos de pizza, tabelas, gauges, gráficos de barras, gráficos de linhas, etc.​

Desenhe dashboards atrativos

Usando uma  ferramenta que permita criar um layout com drag-and-drop e widgets configuráveis, qualquer um pode criar um dashboard atrativo. Posicione indicadores relacionados próximos um do outro, criando um fluxo linear que seja fácil de seguir. Use cores para trazer vida ao seu painel de desempenho e adicione benchmarks para facilitar a avaliação dos dados.​

Promova a interação​

Um dashboard precisa promover a interação entre a informação e seu leitor. As relações de dependência entre os quadrantes são uma maneira de oferecer ao leitor não apenas informações estáticas, mas também análises flexíveis.​

Mantenha seguro, mas não deixe de compartilhar​

Diferentes usuários têm acesso a informações diferentes, dependendo do seu papel na empresa, suas responsabilidades, etc. Portanto, as configurações de permissão são importantes para garantir a segurança da informação. E, ao invés de enviar um arquivo estático do Excel, você deve poder compartilhar seu dashboard com qualquer pessoa que precise da mesma informação.​

Revise, ajuste e repita​

À medida que os ambientes de negócios mudam ao longo do tempo, as organizações precisam se adaptar e se ajustar – e com os dashboards de KPI não é diferente. Trata-se de um ciclo contínuo de revisão, ajuste e repetição.​Revisões regulares são uma ótima maneira de evitar que seus dashboards fiquem pra trás.​
Dashboards são uma ferramenta incrível para aprimorar a gestão na sua empresa, não deixe de usá-los! Com o Manusis4 você consegue desenvolver relatórios e dashboards personalizados para a sua empresa. Solicite uma demonstração!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.