Em muitas empresas, as manutenções ainda ocorrem em caráter emergencial. Sem uma gestão adequada, as falhas surgem e são corrigidas quando já geraram transtornos ao negócio. Uma gestão da manutenção empresarial serve exatamente para evitar esses episódios.
Neste artigo, você vai conferir os principais benefícios da gestão da manutenção. Descubra por que vale a pena implementar essa cultura!
Traz maior eficiência ao trabalho
Quando um plano de manutenção é aplicado de forma inadequada, causa interrupções desnecessárias no processo produtivo e gera perda de recursos. Por exemplo, convocar um número de funcionários maior do que é necessário representa uma perda financeira.
O gestor precisa entender o negócio e concluir o que é mais importante para definir onde, como e quando uma intervenção precisa ser feita. Uma boa gestão de manutenção garante que todo o trabalho seja bem organizado, evitando transtornos nos demais setores.
Promove intervenções programadas e eficientes
Somente conhecendo como a empresa trabalha é possível agendar manutenções que não interfiram no fluxo dos negócios. Para isso, a gestão leva em conta o nível de prioridade de cada equipamento, avaliando o impacto que cada um tem no funcionamento da empresa.
A gestão da manutenção empresarial ajuda no controle de custos
Ao passo que a empresa define um orçamento para a área de manutenção, o gestor precisa trabalhar dentro do limite e custos disponível. Por outro lado, seu trabalho pode ajudar a reduzir custos dentro da organização. Como assim?
Ao prevenir falhas e indisponibilidades desnecessárias, a gestão consegue eliminar custos originados de reparos mais onerosos. Por exemplo, seja na fabricação de produtos, seja na área de serviços, uma máquina fora do seu funcionamento normal pode consumir mais insumos e energia do que o normal, além de ter reduzido o seu potencial de produção.
Garante a conformidade com as leis
Uma gestão de manutenção contribui para que as tarefas sejam realizadas dentro das normas legais de segurança do trabalho. Por exemplo, pode haver regulamentações que exijam a presença de dois ou mais funcionários para operar uma determinada tarefa, caso contrário, a empresa poderia estar sujeita a multas.
Implementa tecnologias de monitoramento e controle
O gestor da área de manutenção também é responsável por buscar tecnologias que melhorem o controle e o monitoramento das atividades do setor. Por exemplo, existem muitos softwares de gestão integrados a aplicativos em dispositivos móveis que facilitam o preenchimento de formulários, a emissão de ordens de serviço, a troca de dados e o armazenamento das informações. Dessa forma, o gestor pode acompanhar tudo em tempo real, garantindo a agilidade nas atividades de manutenção.
Contribui para uma comunicação mais eficiente
Somente com uma gestão de manutenção empresarial bem organizada é possível implementar mecanismos que facilitem a comunicação rápida entre colaboradores e técnicos, a fim de que as chamadas sejam prontamente atendidas. Uma boa comunicação promove mais engajamento e compromisso a toda a equipe.
Reduz imprevistos e eleva a eficiência operacional
Ao adotar ferramentas avançadas de gerenciamento, o gestor consegue ter em mãos dados suficientes para gerenciar manutenções preditivas e preventivas, reduzindo o número de falhas e paradas em equipamentos.
Com esse monitoramento inteligente, conectado e em tempo real, o gestor terá sempre informações valiosas que vão dar subsídios à tomada de decisões não somente em seu setor, mas em toda a organização.
Uma gestão de manutenção empresarial bem implementada e munida das ferramentas certas é capaz de trazer ganhos estratégicos à empresa. É uma área que precisa ser bem organizada para garantir a segurança e o bom fluxo de trabalho nas demais atividades do negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Então, é só assinar newsletter para receber notificações em seu e-mail sempre que tivermos novidades por aqui!
Deixar um comentário