A gestão de projetos e a gestão de manutenção tem papéis distintos, mas que se complementam. Entenda melhor as vantagens dessa relação!
Gestão de projetos dentro da gestão de manutenção tem um papel significativo nos resultados das operações. Além de garantir maior competitividade ao setor, é possível também promover melhorias em diversos aspectos da produção. A gestão de projetos e a gestão de manutenção têm papéis distintos, mas se complementam para garantir a efetividade de um projeto.
Para entender melhor essa relação, vamos explicar melhor o que são projetos. Além disso, como funcionam sua gestão e como a gestão de manutenção pode tirar vantagens dessa metodologia.
O que é gestão de projetos?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer o que é um projeto. Este pode ser entendido como um empreendimento ou esforço com início e fim executado com objetivo de gerar valor à empresa e criar um produto ou um serviço. Assim, todo projeto tem prazos específicos, conta com recursos e normalmente é construído em diferentes etapas. Em geral, é planejado antes do início das atividades.
Agora, quando falamos em gestão de projetos, referimo-nos a diversos conhecimentos, técnicas, habilidades e ferramentas reunidas para planejar, executar e acompanhar um projeto. O objetivo é garantir que o projeto tenha bons resultados, dentro dos prazos estipulados.
Em muitas empresas, um projeto pode ser um cliente. Ou pode ser que um cliente possa demandar diversos projetos. Na gestão de manutenção, por exemplo, a implementação de um sistema de manutenção de ativos pode ser um projeto.
Assim sendo, a gestão de um projeto de manutenção se encarregará de estudar as necessidades, levantar dados, criar um escopo, implementar rotinas, recursos e ferramentas e, por fim, monitorar resultados das operações de manutenção da empresa.
Qual a importância da gestão de projetos na gestão da manutenção?
A adoção de uma boa gestão de projetos dentro da gestão de manutenção se justifica pela importância de garantir resultados consistentes na implementação de ferramentas e processos.
A eficiência na execução de projetos de manutenção parte da adoção de metodologias validadas de gerenciamento de projetos. Sendo assim, dentro do Manusis 4, por exemplo, o usuário conta com todos os recursos necessários para a criação e a gestão de projetos, seguindo os preceitos do PMI (Project Management Institute) em ambiente colaborativo, interativo e em modo ágil.
O PMI é um instituto responsável pelo Project Management Body Of Knowledge (PMBOK), um guia bastante reconhecido na área que reúne as melhores práticas na gestão de projetos. Ele acolhe diversos aspectos de um projeto, tais como o tempo, o escopo, as comunicações, recursos humanos, custos, riscos, entre outros.
Por isso, ao investir na gestão de manutenção, é importante focar em uma visão de projetos, pois isso vai aumentar o desempenho das operações e construir um esquema sólido e sustentável para as operações.
Quais as vantagens dessa gestão?
Quando uma empresa aborda a gestão de manutenção com base em projetos, haverá muitas vantagens práticas à organização:
- planejamento mais realista: todos os processos serão construídos com base nas necessidades, demandas e realidade da empresa, levando em conta os recursos e ativos disponíveis;
- maior aproveitamento de recursos: a gestão de projetos promove um estudo aprofundado para adotar a metodologia mais adequada ao negócio;
- objetivos mais claros: sem ter uma visão clara do projeto, é fácil que a gestão de manutenção se perca e não avance em seus objetivos. A gestão de projetos define esses objetivos de modo claro desde o início;
- mais qualidade: com uma implementação bem definida, a empresa consegue organizar os processos de manutenção dos ativos de forma acertada, garantindo a qualidade dos produtos e das operações — isso se traduz em menos, falhas e paradas, por exemplo;
- gerenciamento eficiente de riscos: se a empresa evolui seus processos de manutenção, a redução e o correto tratamento dos riscos será algo natural.
Diante desses fatos, fica claro que a gestão de projetos tem um papel fundamental na gestão de manutenção. Por meio desse gerenciamento, é possível adotar as melhores práticas no planejamento e na execução das atividades.Quer entender melhor como a Manusis 4 pode contribuir para o gerenciamento dos seus projetos de manutenção? Então, solicite uma demo do software agora mesmo!
Deixar um comentário