A operação eficiente de um ativo depende não só dos cuidados da manutenção, mas também de ações de outras áreas de suporte da organização. Dessa forma, este plugin permite, a cada ordem de manutenção, inserir pendências que devem ser realizadas por outras áreas que não a manutenção. Isso tudo gera um Plano de Ação, que tem como base o ciclo PDCA.

Confira alguns Planos de Ação PDCA para criar:

  • Crie planos de ação relacionados às suas análises de falhas, utilizando também o plugin de Análise de Falhas (EWO).
  • Crie planos de ações para sua área de SSMA!
  • Crie planos de ações para sua área de Qualidade!
  • Crie planos de ações para áreas de apoio à gestão de ativos!
  • E, ainda, parametrizar o sistema para realizar follow-ups automatizados aos responsáveis pelas ações!

Desenvolvimento sobre a base metodológica do PDCA – do inglês Plan (planejar) – Do (fazer) – Check (checar) – Act (agir) – é um método interativo utilizado para controle e melhoria  contínua de processos e produtos. Que, além disso, também conhecido como ciclo de Deming. Essa é uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos buscando melhoria contínua. Sendo assim, garantindo o alcance de metas necessárias à gestão de uma empresa.

O PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno. No entanto, ele sempre se refere a ele como o “ciclo de Shewhart”. Afinal, mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para PDSA (Plan, Do, Study, Act), porque sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado .

Como devo utilizar o PDCA? 

Veja como é simples, segundo a Endeavor:

PLAN (PLANEJAR)

Neste primeiro passo para a aplicação, você deve elaborar um plano. Dessa forma, deve desenvolver, com base nas diretrizes e políticas da sua empresa, uma estratégia que se proponha a resolver os problemas levantados.

DO (FAZER)

O planejamento está pronto e bem detalhado? Então, é hora de colocá-lo em prática, arregaçar as mangas e tocar a execução do plano. Esse consiste também em treinar os envolvidos para prepará-los para o método que será empregado. Sendo assim, esta é a etapa mais importante do ciclo e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.

CHECK (VERIFICAR)

O terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dos dados coletados. Afinal, esta etapa pode se desenvolver tanto ao mesmo tempo em que o plano é elaborado – quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida – quanto após a execução. No momento são feitas as análises estatísticas dos dados e a verificação de todos os itens. Afinal, o principal objetivo desta fase é detectar eventuais erros ou falhas.

ACT ou Adjust (AGIR, CORRIGIR)

É a última fase e nela, são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado. Ou seja, deve-se corrigir as falhas encontradas no passo anterior. Então, após realizada a investigação das causas destas falhas ou desvios no processo e após agir para solucioná-las, comece tudo de novo. Exatamente: como um ciclo, o Plano de Ação PDCA deve ser retomado sempre para que, as práticas e os processos se aprimorem continuamente.

Quer conhecer mais sobre o Plano de Ação PDCA? Entre em contato conosco para realizarmos uma demonstração.