Você já sabe como funciona a WCM na indústria automobilística? Nós preparamos um conteúdo especificamente para você! Então, confira!
A World Class Manufacturing (WCM) é uma metodologia de produção estruturada, rigorosa e integrada adotada por indústrias automobilísticas em todo o mundo, que envolve toda a organização, da segurança ao meio ambiente, manutenção, logística e qualidade.
O objetivo principal do WCM é a melhoria contínua em todas as áreas de produção, a fim de garantir a qualidade do produto final e atender às expectativas dos clientes. Sendo assim, os projetos desenvolvidos sob a metodologia WCM na indústria automobilística visam a eliminação de todas as formas de desperdício e perda. Afinal, com o objetivo final de alcançar zero acidentes, zero desperdício, zero avarias e estoque zero.
WCM na indústria automobilística é um sistema de produção onde:
- Segurança é um valor básico
- As expectativas dos clientes são ouvidas dentro da fábrica
- Líderes aplicam padrões com método
- Desperdício e perda não são aceitos
- Os métodos são aplicados com rigor
- Todas as anomalias são visíveis
- O envolvimento das pessoas é o motor da mudança
A concorrência global tem causado mudanças fundamentais no ambiente competitivo empresarial. As empresas devem desenvolver objetivos estratégicos que, após a realização, resultem em uma vantagem competitiva no mercado. No entanto, para quase todos, o aumento da produtividade e a melhor eficiência geral da linha de produção são os objetivos mais importantes.
Inovação e WCM na indústria automobilística
A inovação é um processo necessário para as mudanças contínuas, a fim de contribuir para o crescimento econômico, especialmente para competir no mercado global.
Além disso, a inovação como modo de crescimento e mudança contínua, existem muitos outros veículos para o crescimento de uma empresa. Uma em particular é a filosofia do World Class Manufacturing (WCM) desenvolvida por Richard J. Schonberger (nos anos 80) que coletou diversos casos, experiências e depoimentos de empresas que haviam embarcado no caminho de melhoria contínua “Kaizen” para a excelência na produção, buscando dar uma concepção sistemática às diversas práticas e ferramentas de gestão.
O uso das ferramentas de WCM permite, com tempo, o aumento da competitividade, desenvolvimento de tecnologia e inovação novas e aprimoradas. Além disso, maior flexibilidade, aumento da comunicação entre os funcionários da gestão e da produção e aumento da qualidade do trabalho e capacitação da força de trabalho.
Dessa forma, as empresas que tentam adotar o WCM desenvolveram uma declaração de filosofia corporativa ou missão à qual os objetivos operacionais estão intimamente ligados. Uma percepção geral é que quando uma organização é considerada de classe mundial, ela também é considerada como a melhor do mundo. Porém, recentemente, muitas organizações afirmam que são fabricantes de classe mundial.
Segundo uma das maiores montadoras de veículos do mundo, o World Class Manufacturing (WCM) é um sistema de produção estruturado e integrado que abrange todos os processos da fábrica, o ambiente de segurança, desde a manutenção até a logística e qualidade. Por isso, o objetivo é melhorar continuamente o desempenho da produção. Dessa forma, buscando uma eliminação progressiva dos resíduos, a fim de garantir a qualidade do produto e a máxima flexibilidade no atendimento às solicitações dos clientes. Afinal, através do envolvimento e motivação das pessoas que trabalham no estabelecimento.
Etapas e fases do WCM
WCM é desenvolvido em 7 etapas para cada pilar e as etapas são identificadas em três fases: reativa, preventiva e proativa. Sendo assim, a abordagem do WCM precisa começar a partir de uma “área modelo” e, em seguida, estender-se a toda a empresa.
O processo para alcançar a “World Class Manufacturing” (WCM) tem uma série de filosofias e elementos que são comuns para todas as empresas. Portanto, quando aplicados no campo de fabricação, TQM e WCM são sinônimos.
O envolvimento dos colaboradores é um elemento essencial em uma empresa de Fabricação de Classe Mundial. Eles devem entender a visão e missão da empresa e prioridades. Assim, a World Class Manufacturing baseia-se em alguns princípios fundamentais:
- o envolvimento das pessoas é a chave para a mudança;
- não é apenas um projeto, mas uma nova maneira de trabalhar,
- prevenção de acidentes é um “valor” não derrogado;
- a voz do cliente deve chegar a todos os departamentos e escritórios;
- todos os líderes devem exigir respeito pelas normas estabelecidas;
- métodos devem ser aplicados com consistência e rigor;
Pilares do WCM
O WCM prevê 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais. Os níveis de realização nos campos técnicos são indiretamente afetados pelo nível de realização nas áreas administrativas.
Pilares técnicos – segurança, custos, melhoria contínua, manutenção autônoma, manutenção profissional, controle de qualidade, logística e atendimento ao cliente, gestão de equipamentos e produtos, desenvolvimento de pessoas, energia e meio ambiente.
Pilares gerenciais – compromisso de gestão, clareza de objetivos, mapa de rota para WCM, alocação de pessoas altamente qualificadas para áreas modelo, compromisso da organização, competência da organização para o aperfeiçoamento, tempo e orçamento, nível de detalhes, nível de expansão e motivação dos operadores.
O WCM requer que todas as decisões sejam tomadas com base em dados medidos objetivos e sua análise. Portanto, todas as ferramentas tradicionais de análise de dados, como diagramas de dispersão, histogramas e listas de verificação são usadas.
Principais ferramentas do WCM
Assim, a partir da pesquisa de literatura, é inferido que não é possível utilizar a ferramenta única específica para alcançar o desempenho de classe mundial e abordar todos os componentes de fabricação. As ferramentas mais utilizadas são
Principais Ferramentas | Descrição |
5 G | É uma metodologia para a descrição e análise de um fenômeno de perda (defeitos, falhas de mau funcionamento…). Baseado nos fatos e no uso dos 5 sentidos. |
4M | É utilizado pela lista de possíveis fatores (causais, sub-causas) que dão origem ao fenômeno. Para o 4M, as causas são agrupadas em 4 categorias: Métodos, Materiais, Máquinas, Mão de obra |
5 S | É utilizado para alcançar a excelência através da melhoria do local de trabalho em termos de ordem, organização e limpeza. A técnica é baseada em: Seiri (separado e ordem); Seiton (organizar e organizar); Seiso (limpo); Seiketsu (padronização); Shitsuke (manutenção e melhoria). |
5W + 1H | É usado para garantir uma análise completa de um problema em todos os seus aspectos fundamentais. Por isso, as perguntas correspondentes aos 5 W e 1 H são: Quem? Que? Por que? Onde? Quando? Como? |
5 Porquês | É usado para analisar as causas de um problema através de uma série de perguntas consecutivas. Sendo assim, é aplicada na análise de falhas, análise de anomalias esporádicas, análise de perdas crônicas decorrentes de causas específicas. |
AM Tag | É uma etiqueta que, devidamente concluída, é aplicada na máquina, a fim de relatar qualquer anomalia detectada. |
WO Tag | É uma etiqueta que, devidamente concluída, é usada para relatar qualquer anomalia detectada para a Organização do Trabalho |
PM Tag | Trata-se de uma etiqueta que, devidamente concluída, é usada para relatar qualquer anomalia detectada para manutenção profissional. |
Pirâmide heinrich | É usado para classificar os eventos que têm impacto na segurança, como mortes, graves, menores, medicamentos, quase acidentes, acidentes, condições perigosas e práticas inseguras ao longo do tempo. |
SAF Tag | É uma etiqueta que, devidamente concluída, é usada para relatar qualquer anomalia detectada para a Segurança. |
Classificação do ativo | É usado para classificar as plantas de acordo com suas prioridades de intervenção em caso de falha. |
Ciclos de limpeza CIL-R | São utilizados para atividades de Manutenção Autônoma, Organização do Trabalho e Manutenção Profissional. |
Ciclos de inspeção | São utilizados para atividades de Manutenção Autônoma, Organização do Trabalho e Manutenção Profissional. |
Ciclos de manutenção | São utilizados para atividades de Manutenção Autônoma e Manutenção Profissional. |
Modo de falha e análise de efeitos da FMEA | É usado para evitar os modos de falha potenciais. |
Kanban | É uma etiqueta usada para programação e programação de produção. |
Kaizen (Rápido, Padrão, Maior, Avançado) | É um processo diário, que vai além da simples melhoria da produtividade. É também um processo que, quando feito corretamente, humaniza o local de trabalho, elimina o trabalho excessivamente duro. |
Análise MURI | Análise ergonômica das estações de trabalho. |
Análise MURA | Análise de operações irregulares. |
Análise MUDA | Análise das perdas. |
Gráfico de Espaguete | É um gráfico usado para detalhar o fluxo físico real e as distâncias envolvidas em um processo de trabalho. |
Análise da zona de ouro e zona de ataque | Análise das operações de trabalho na área que favorece o manuseio, a fim de minimizar o movimento para reduzir a fadiga. |
OPL (Lição de um ponto) | É uma técnica que permite um foco simples e eficaz em pouco tempo no objeto do treinamento. |
SOP (Procedimento padrão de operação) | Procedimento padrão para o trabalho. |
Poka Yoke | É uma técnica de prevenção para evitar possíveis erros humanos no desempenho de qualquer atividade produtiva. |
TWTTP (A maneira de ensinar as pessoas) | Trata-se de uma entrevista em 4 questões para testar o nível de treinamento sobre a operação a ser realizada. |
HERCA (Análise de Causa Raiz de Erro Humano) | É uma técnica para a investigação de eventos de interesse, em particular acidentes, que examina o que aconteceu pesquisando por que aconteceu. |
5T 0D (Cinco perguntas a zero defeitos) | Análise do processo ou do equipamento (máquina) através de cinco questões para ter defeito zero. |
ANOVA | Trata-se de uma coleção de modelos estatísticos, e seus procedimentos associados, nos quais a variância observada em uma determinada variável é particionada em componentes atribuíveis a diferentes fontes de variação. |
PPA (Análise de Pontos de Processamento) | É usado para restaurar, manter e melhorar os padrões operacionais de trabalho, garantindo zero defeitos. |
Matriz QM (Qualidade de Manutenção da Matriz) | É uma ferramenta utilizada para definir e manter as condições de funcionamento das máquinas que garantem o desempenho da qualidade desejada. |
SMED | É um conjunto de técnicas para realizar operações de desenvolvimento, configuração, com duração < 10 minutos. |
Análise de operação rítmica | Análise da dispersão durante o ciclo de trabalho. |
Método Econômico de Movimento | Análise utilizada para avaliar a eficiência do movimento e utilizá-los. |
Mapa do fluxo de valor | Permite destacar o desperdício de um negócio de processos, ajudando a representar o fluxo atual de materiais e informações que, em relação a um produto específico, através do fluxo de valor entre cliente e fornecedor. |
Matriz material | Classificação dos materiais segundo as famílias das árvores A – B – C e subgrupos. |
Matriz X | É uma ferramenta para melhoria da qualidade, que permite comparar dois pares de listas de itens para destacar as correlações entre uma lista e as duas listas adjacentes. Matriz X para relacionar modo defeito, fenômeno, seção de equipamentos e componentes de qualidade. |
Conclusão da WCM na indústria automobilística
Uma conclusão fundamental da política industrial é que políticas seletivas inteligentes podem ser eficazes no desenvolvimento de sistemas de produção, com a metodologia WCM na indústria automobilística. Afinal, políticas industriais inteligentes precisam ser moldadas para responder a fatores contingentes específicos para um setor, período e país.
Deste ponto de vista, a World Class Manufacturing é um conceito “chave”. Sendo assim, esta é a razão pela qual o conceito que constitui a “World Class Manufacturing” tem recebido considerável atenção na literatura acadêmica, embora tenha sido desenvolvido principalmente em relação às necessidades de organizações de manufatura em maior escala.
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