Conhece as fábricas inteligentes? Sendo assim, entenda o impacto da IoT na manufatura e no futuro do trabalho.
Já ouviu falar em fábricas inteligentes? A chegada da IoT (Internet das Coisas) iniciou uma revolução também conhecida como Indústria 4.0. Dispositivos interconectados e sistemas hiperautomatizados estão elevando a produção a um nível nunca visto. Entenda melhor como isso afeta o futuro do trabalho na indústria!
O que muda no chão da fábrica com a IoT?
Big data, business Intelligence, robôs colaborativos e muitas outras tecnologias podem ser aprimorados por meio da IoT. Por isso, os diversos equipamentos da manufatura podem coletar e compartilhar dados sobre a produção para gerar relatórios, criar automações e auxiliar na tomada de decisão.
Na gestão de ativos, sensores podem avaliar se as máquinas estão operando nas condições ideais. Dessa forma, também acompanham o status de cada máquina, como temperatura, condição do óleo ou carga elétrica. As plantas fabris se tornam verdadeiras fábricas inteligentes.
Qual o impacto dessa revolução no mercado de trabalho da indústria?
Todo esse avanço terá um impacto importante no futuro do trabalho nas fábricas. Por isso, em vez de ter um papel central nas operações, os profissionais terão uma função mais estratégica. Postos de trabalho podem ser extintos, ao passo que novas profissões tendem a surgir.
No setor industrial, haverá necessidade de especialistas em sistemas de automação com robôs, desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial, equipes capacitadas para gerenciar informações coletadas das máquinas, entre outras funções.
Quando olhamos para o futuro do trabalho das fábricas, percebemos que essa é uma evolução natural, observada nas revoluções industriais que já passaram. Cabe às empresas se ajustarem e investirem nesses novos modelos para manter sua competitividade no mercado.Que tal iniciar essa evolução agora? Sendo assim, solicite uma demonstração do Manusis4 e confira os principais recursos que você precisa na sua gestão da manutenção.
Deixar um comentário