Meu coração é meu principal ativo, e essa semana fiz uma preditiva geral!

Vamos falar de manutenção preditiva, mas de sob uma perspectiva diferente? Essa semana, fiz um check-up geral de saúde, como faço todo ano! Não poderia esperar

Meu coração é meu principal ativo, e essa semana fiz uma preditiva geral!

Vamos falar de manutenção preditiva, mas de sob uma perspectiva diferente?

 Essa semana, fiz um check-up geral de saúde, como faço todo ano! Não poderia esperar menos de mim, como engenheiro mecânico e aficionado por gestão de ativos! Afinal, nesse caso estamos falando o meu principal ativo, meu coração, a bomba que mantém meus outros órgãos operando de modo adequado.

Claro, o coração é o principal ativo do corpo humano, ele pulsa vida, mas dei um geral também no que está “debaixo do capô”. Dessa forma, o interessante é que quando passamos por uma experiência como essa, verificamos como as técnicas de gestão preditiva de máquinas são as mesmas para nosso corpo.

E ainda como somos da área de gestão de ativos – manutenção, operação e facilities – vislumbramos que somos como os tantos médicos pelos quais passei durante o dia todo. Entretanto, somos médicos de máquinas.

Minha experiência no dia do check-up começou com o principal: eco do coração. E, fiquei ouvindo o médico ditar para sua assistente os calibres atuais das veias e artérias e os tamanhos dos átrios do coração. Nesse caso, resultado imediato, tudo certo com minha bomba pulsante de vida. Na indústria é como uma ultrassonografia de tubulações ou tubis de máquinas.

Em seguida, verificação de fluidos, sangue e urina, para uma termos um batalhão de indicadores – colesterol, LDL, HDL, hemograma, acido úrico, glicose, vitamina D e por aí vai – para correlacionar com os meus dados históricos e resultados de outros exames – nesse caso, esperando por resultados ainda. D e qualquer forma, tenho certeza de que todos estarão sob controle, exceção ao colesterol e outros devido a alguns hábitos que adquirimos com a idade – pizza, vinho, uma bela macarronada…ops, que fome!

Após alguns minutos na sala de espera da oficina de revisão de corpos humanos, vamos ver como está tudo debaixo do capô! Eco do abdômen completo! Tudo certo também, inclusive a gordura no fígado cai do nível 3 para nível 1 – 10 quilos a menos com muito esforço – bike e crossfit – bah, que preguiça….

E, aí vamos para o teste da máquina. Colocar a máquina na bancada de testes e ver até onde pode produzir esforços…Nesse caso, 10 min, com inclinação de 35º, velocidade de 6 km/h em uma esteira ergonométrica com um monte fios grudados do peito. Apesar de quase acabado com falta de ar, o médico da máquina, disse que tudo normal, dentro do esperado… Nesse caso, fiquei pensando, poderiam criar meu gêmeo digital e testar ele no computador, seria menos cansativo….

E quase no fim, algumas medições, diâmetro do abdômen – sem comentários – e calibre das carótidas – nesse caso passei com louvor – sem risco de afetar minha central de inteligência! E, finalmente, com o especialista em gestão de ativos humanos, tive a notícia de um comparativo final que minha máquina tem uma idade real e que idade projetada está de 3 a 5 anos mais avançada! Um banho de água fria?

Seria, se eu não fosse um engenheiro, prático e objetivo: é o indicativo que eu precisava para melhorar hábitos alimentares e praticar mais exercício – afinal, no pain, no gain! Sendo assim, é para isso que o nosso trabalho e sistema foram feitos e é por isso que a manutenção preditiva é tão eficaz: identificar e corrigir os estados de falhas para que as máquinas funcionem melhor e por mais tempo.  

Após essa experiência, minha reflexão: quando poderemos aplicar IoT em nosso corpo, como fazemos com máquinas e equipamentos em nossos clientes, para que possamos monitorar online esses parâmetros e ver o resultado em tempo real de nossas atitudes e hábitos?

Diante dos avanços tecnológicos, talvez alguns anos e você o que acha? E como está a gestão do seu ativo principal, hein? Afinal, não está na hora de um check-up? Fica a dica!

Rodrigo Rotondo|LinkedIn – follow my newsletters

Manusis4|LinkedIn – discover our solution

Manusis4|Youtube – watch our webinars

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.