Inteligência de negócios (ou Business Intelligence, em inglês) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. Essas, por sua vez, oferecem suporte à gestão de negócios. Sendo assim, isso traz inteligência no seu negócio.
BI é um conjunto de técnicas e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis. Dessa forma, ao agregar inteligência no seu negócio, tem o fim de avaliar o sucesso ou não, buscando ações de correção de rumos quando necessário.
O termo “Business Intelligence” é originalmente criado por Richard Millar Devens em “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes” em 1865. Dentro disso, Devens usou o termo para descrever como o bancário, Sir Henry Furnese, lucrou recebendo e agindo em cima de informações sobre o ambiente, antes de seus concorrentes.
A habilidade de coletar e reagir adequadamente baseado em informações recuperadas, é uma habilidade destacada em Furnese. Afinal, hoje, o que traz inteligência no seu negócio é inteiramente o funcionamento do BI. Veja a seguir as definições das tecnologias e funções do BI.
Tecnologias BI
As tecnologias BI são capazes, não só de agregar inteligência no seu negócio, mas suportar uma grande quantidade de dados desestruturados. Sendo assim, ajuda a identificar, desenvolver, e até mesmo criar uma nova oportunidade de estratégia de negócios.
O objetivo do BI é permitir uma fácil interpretação do grande volume de dados. Além de identificar novas oportunidades e implementar uma estratégia efetiva. Sendo assim, também pode promover negócios com vantagem competitiva no mercado e estabilidade a longo prazo. Além disso, fornecem a visão do histórico das operações de negócios, assim como a visão atual e as possíveis previsões.
Funções do BI
As funções habituais do BI são: relatórios, processos de análise online, análises, mineração de dados e processamento de eventos complexos. Também fazem gerenciamento de desempenho dos negócios, benchmarking, mineração de texto, análises previsíveis e análises prescritivas.
Quando é implementado um programa de BI deve-se relacionar as questões e suas possíveis decisões, tais como:
- Metas: é o primeiro passo para determinar propostas de curto e médio prazos do programa.
- Base de dados: coleta de informações de competência atual e suas necessidades.
- Custos e Riscos: as consequências financeiras da nova iniciativa de BI devem ser estimadas.
- Cliente e “stakeholder”: determina quem serão os beneficiados da iniciativa e quem pagará por ela.
- Métricas: estes requerimentos de informações devem ser operacionalizadas com clareza e definidas por parâmetros métricos.
- Metodologia: deve ser estabelecido um método ou procedimento para determinar a melhor ou aceitável maneira de medir os requerimentos métricos.
- Resultados: alguém deve ser o monitor do programa de BI para assegurar que os objetivos estão ocorrendo. Além disso, ajustes no programa podem ser necessários. Sendo assim, o programa deve ser testado pela eficácia, rentabilidade e validade.
Nesse cenário, a Manusis desenvolveu a possibilidade de conectar um banco de dados de leitura, réplica do banco de dados de produção, um sistema de BI de mercado.
Além disso, como serviço opcional, temos um time especializado em BI que pode lhe assessorar nesse processo de integração e implementação de um BI com o Manusis. Tenha seus indicadores em tempo real e conectado ao seu BI.
Quer saber mais, entre em contato com nosso time de vendas!
Deixar um comentário