A Internet das Coisas – IoT e sustentabilidade se relacionam muito mais do que você imagina! Sendo assim, continue a leitura para saber mais!
Trouxe aqui na semana passada para vocês um pouco sobre Internet das Coisas (IoT) e manutenção preditiva – como eles são melhores amigos de infância, e fiquei de entrar um pouco mais no assunto de como a IoT na manutenção preditiva nas indústrias pode ser também uma grande aliada num ponto muito importante: a sustentabilidade.
Como já foi dito no texto anterior, engana-se quem acredita que a IoT faz com que a indústria chegue a sua alta performance por conta dos dados produzidos. Claro, isso sim, mas ela reduz custos e tempo de manutenção. Alguns desses custos podem ser ligados, diretamente, a questão sustentável.
Vou trazer aqui um exemplo que também já foi dado em um dos textos que falo de um webinar com a equipe de um determinado hospital de São Paulo. Neste texto, foi falado o quanto, com o sistema da Manusis4, foi possível melhorar a questão de sustentabilidade dentro do hospital. Afinal, como? 100% das ordens de manutenção são digitais e processados pelo Manusis Mobile. Dessa forma, além de diminuição no número de impressões (papeis mesmo), diminuímos os deslocamentos feitos pela equipe, que agora, para avaliar quaisquer insights, só precisam abrir o celular.
Possibilidades da Iot e sustentabilidade
Mas isso é só o básico do básico que é possível ser feito. Então, com o uso de IoT na manutenção preditiva, é possível:
- Reduzir o uso de energia dentro de uma fábrica ou edifício;
- Monitorar a qualidade da saída de água e o desperdício;
- Diminuir o desperdício de resíduos de material;
- Redução de carbono;
- Monitoramento de painéis solares;
- Monitoramento de medidores.
Eu trouxe aqui duas newsletters só falando sobre ESG e vale a pena voltar nesses links, caso não tenham tido acesso antes.
Vamos falar de transformação digital e ESG? – Parte I | LinkedIn
Vamos falar de transformação digital e ESG? – Parte II | LinkedIn
A necessidade urgente de melhorar a sustentabilidade é um fator-chave para acelerar as iniciativas de transformação digital industrial em muitas empresas. Além disso, temos tecnologias transformacionais disponíveis.
Alcançar um futuro industrial de baixo carbono requer pensamento transformacional e uma força de trabalho digitalmente qualificada, juntamente com ela, a internet das coisas. Dessa forma, procure soluções que possam fornecer dados mais precisos e confiáveis, juntamente com informações contextuais. Sendo assim, busque soluções baseadas em nuvem que forneçam uma abordagem perfeita para desenvolver e implantar aplicativos de software e conectar trabalhadores enquanto envolve uma comunidade de administradores para promover a sustentabilidade.
Sustentabilidade é o caminho e deve ser levada a sério. Afinal, graças a tecnologia, hoje temos caminhos para ter bons resultados, e por um custo não tão exorbitante. Então, é só começar.
Rodrigo Rotondo|LinkedIn – follow my newsletters
Manusis4|LinkedIn – discover our solution
Manusis4|Youtube – watch our webinars
Deixar um comentário