Conectando máquinas à Sistemas EAM: Entenda como funciona a IoT – internet das coisas na gestão de ativos!
A internet das coisas, ou IoT, chegou para inovar o mercado de serviços e suas cadeias de produção. A terminologia compete ao âmbito das inovações trazidas pela indústria 4.0 e se aproveita da tecnologia para coletar, com o uso de sensores e programas, dados de maneira automática e inteligente.
Esta tecnologia pode ser aplicada em uma grande quantidade de locais ou objetos, visando a obtenção de dados sobre seu comportamento ou funcionamento. Sendo assim, dentre os vários setores que hoje se aproveitam do IoT, podemos ressaltar o da manutenção. A operação de máquinas e equipamentos são monitorados por sensores que fornecem, entre outros dados, informações sobre consumo energético, fluxo de ar, umidade, além de outros vários indicadores.
Ao integrarmos esta tecnologia com aplicativos e plataformas de gestão, temos o acesso ao acompanhamento remoto e em tempo real dos dados. Assim, possibilitamos a prevenção de falhas, economia no consumo energético, melhoria de serviços e a otimização da vida útil dos equipamentos. Os benefícios para os clientes e também para os prestatores de serviço se tornam evidentes ao alcançar maior agilidade e eficiência nos processos.
Impactos atuais e futuros do IoT no mercado de manutenção
Nas últimas décadas, o mercado tem sofrido grandes transformações, mas práticas obsoletas ainda são vistas em vigor em algumas empresas. Processos analógicos como a utilização de formulários impressos e pranchetas ou até mesmo práticas digitais sem integrações como a utilização de planilhas ou maquinas fotográficas dificultam o acesso aos dados e atrapalham as tomadas de decisões.
Migrar deste patamar para um ambiente digital é uma tendência obrigatória para empresas que querem se manter no mercado. Sendo assim, acompanhar as inovações tecnológicas não é mais uma questão de apenas melhoria, mas sim de sobrevivência para se obter um modelo de negócio saudável e competitivo.
O que muda na manutenção com a internet das coisas na gestão de ativos?
1) Menos papel, mais digital
A automação de processos é, sem dúvida, a grande melhoria que vem com a chegada do IoT. As informações que antes eram coletadas, transitadas e guardadas em papel podem ser geradas automaticamente e guardadas em servidores para um fácil acesso a todos que precisarem destes dados. Como consequencia, temos uma economia de tempo, além do aumento da eficácia destes processos.
Como exemplo, vamos pensar em uma cozinha de um hotel. Um dos equipamentos de refrigeração apresentou mal funcionamento por um bloqueio causado por excesso de gelo. No local, o técnico tem que esvaziar o equipamento, fazer a limpeza, a desmontagem, para só aí começar a fazer os testes. Depois de todo esse processo ele descobre que o problema era uma resistência queimada. Ele faz a troca para, enfim, remontar o equipamento.
Só pela descrição conseguimos ter uma noção de quão dispendioso e demorado, além de altamente improdutivo, é esse procedimento. Agora vamos imaginar como seria o mesmo caso com a aplicação do IoT? Imagine que o o gestor de manutenção tivesse acesso a dados de um sensor capaz de verificar a temperatura e o consumo do equipamento. Ao apresentar alguma alteração nos padrões normais de funcionamento, um técnico poderia ser acionado antes mesmo do bloqueio acontecer.
Além da otimização da execução de processos, a automação permite verificar a urgência do serviço. A falha descrita acima, por exemplo, não é tão grave e permite um planejamento de ações corretivas. Porém, elevação na temperatura é um indicador crítico e demanda intervenção imediata.
2) Inteligência de dados na gestão de serviços
Cada vez mais a manutenção se afasta do operacional para focar na estratégia. Consertar um equipamento estragado não é mais o único foco. O objetivo agora é atingir melhores resultados buscando aumentar o rendimento ao mesmo tempo que se reduz os custos. Para isso, o IoT é um excelente primeiro passo, mas não é o caminho completo. Para que ele seja eficaz, é necessário conectar dados para a elaboração de planos de ação utilizando-se de análises inteligentes.
Isso pode ser alcançado cruzando informações dos sensores com dados de atendimento e um histórico dos equipamentos. Só assim é possível ter precisão na análise para decidir os melhores serviços para cada ativo.
3) Integrando a internet das coisas na gestão de ativos com outras soluções
O monitoramento dos sensores é apenas uma parte de todo este processo. Para que ele funcione plenamente e atinja a máxima eficácia é preciso estar atento ao processo como um todo, desde a geração dos alertas, até o planejamento, acompanhamento e comprovação do serviço.
Essa é a proposta da solução Manusis Insights. Com nossa plataforma de IoT é possível monitorar em tempo real a saúde de seus ativos críticos, obtendo dados como vibração, temperatura, pressão, umidade, vazão, geoposicionamento, entre outros. Então, com as possibilidades de monitorar comportamentos e diagnosticar eventos com inteligência é possível prever o que acontecerá com seus ativos e concentrar-se em ações que precisam ser executadas em futuro próxima para a máxima disponibilidade. Tudo isso com integração de plataformas, disponível nos ambientes WEB e MOBILE.
Se deseja atualizar sua empresa e acompanhar estas novas tendências, entre em contato conosco para realizarmos uma demonstração.
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