No Brasil, o mercado de shoppings centers avança a passos largos. Em 2016 o setor faturou R$157,9 bilhões nos mais de 500 empreendimentos do país, resultando no crescimento de 4,3%. Já para 2017, o setor prevê aumento de 5% nas vendas feitas pelos estabelecimentos e 30 novos negócios no país em 13 cidades que receberão o primeiro shopping.
Nesse contexto de expansão, o papel da gestão de ativos é fundamental para a competitividade e a rentabilidade das operações. A percepção dos administradores de shoppings sobre a importância da manutenção dos ativos é o grande divisor de águas no segmento, demonstrando que os grupos empresariais estão lançando mão de ferramentas de software para melhor gerir seus bens mais valiosos.
A imagem do shopping tem relação direta com a gestão de seus ativos e deve ser cuidada com a total atenção. Um local que passe a impressão de segurança, conforto e bom atendimento será melhor avaliado e mais frequentado.
Com essa demanda crescente por qualidade, aliada ao grande número de ativos, funcionários e ações, não é mais possível tabelar e organizar o trabalho apenas em planilhas de Excel. É necessário a adoção de softwares específicos para a gestão de ativos com foco em prevenção.
Com o auxílio de um software como o MANUSIS Facilities, a manutenção deve atuar com um plano de manutenção preventiva e um plano de inspeções/auditorias, realizando todas as manutenções preventivas, trocando peças de desgaste, inspecionando equipamentos e, principalmente, analisando tendências e indicadores de manutenção como tempo médio entre falhas (MTBF), disponibilidade de equipamento e avaliação de qualidade dos serviços prestados com total domínio sobre as informações para a tomada ágil de decisões.
Ou seja, a velha cultura do quebra-conserta precisa ser rompida rapidamente, principalmente pela rápida ascensão da concorrência entre os empreendimentos. Quem estiver melhor preparado, leva a melhor fatia de clientes.
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