Gestão de ativos: saiba como descomplicar os processos internos da indústria!

Gestão de ativos: saiba como descomplicar os processos internos da indústria!

A gestão de ativos engloba uma série de processos que garantem a supervisão e o bom funcionamento de equipamentos, máquinas, ferramentas e instalações industriais. São ações estratégicas que evitam paradas na produção em virtude de quebras e impedem a sangria dos recursos financeiros proveniente de intervenções de manutenção ineficientes.

Apesar da grande relevância do setor, muitas empresas ainda enfrentam alguns desafios para organizar suas operações de manutenção. Pensando nisso, preparamos este post a fim de compartilhar com você algumas dicas para descomplicar sua gestão de ativos e garantir os melhores resultados!

Quais as principais dificuldades na gestão de ativos?

Ao passo que o mercado fica cada vez mais competitivo, os gestores sofrem grande pressão para apresentar números satisfatórios do negócio. A ideia é sempre alcançar o máximo de produtividade e mitigar custos. Por isso, a gestão de ativos tem como responsabilidade gerenciar todo o ciclo de vida dos bens físicos do empreendimento.
Quando o setor funciona bem, ele pode até ficar invisível na empresa. Por outro lado, falhas podem atrapalhar toda a produção e gerar prejuízos financeiros. Esses problemas podem surgir por causa do mau gerenciamento de informações ou pela falta de processos bem-definidos.
E é aí que reside boa parte dos problemas. Sem uma plataforma que reúna e cruze os dados, fica muito difícil organizar tantos registros, em especial no setor industrial que conta com diversos equipamentos. Por isso, integrar os dados é o grande desafio.

Como descomplicar os processos?

Adote um software mais completo

A tarefa de gerir ativos não é fácil. São diversos processos: avaliar a necessidade de compras, armazenar produtos em condições adequadas, capacitar colaboradores para as operações, controlar o consumo de insumos, montar cronogramas de manutenção etc. O trabalho pode ser ainda mais complexo quando o negócio tem várias unidades.
Felizmente é possível contar com softwares para lidar com tantas informações e automatizar muitas dessas tarefas. Mas é importante que a ferramenta forneça uma solução completa, englobando suporte a:

  • multiunidades;
  • aplicativo mobile;
  • dispositivos IoT(Internet das Coisas);
  • integração com outros softwares;
  • customização para atender às necessidades específicas do negócio.

Vale ressaltar que é importante buscar um software Enterprise Asset Management (EAM), pois são sistemas especializados no gerenciamento de ativos da empresa, fornecendo as ferramentas necessárias.

Crie indicadores para a gestão de ativos e manutenção

Os indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas de gestão usadas para quantificar e avaliar os resultados que expressam em números a qualidade dos processos. Com eles, os dirigentes conseguem ter uma visão mais clara sobre os resultados da empresa e assim propor estratégias para corrigir ou aprimorar as operações.
Entre os principais indicadores podemos listar:

  • disponibilidade: grau percentual em que um ativo físico está em condições adequadas para operar;
  • confiabilidade: probabilidade de um ativo funcionar sem falhas;
  • tempo médio entre falhas (MTBF): tempo de operação entre uma falha e outra, sem contar o tempo de correção;
  • tempo médio de reparação (MTTR): tempo necessário para o conserto.

Vale ressaltar que um software consegue levantar essas métricas de modo automático e emitir relatórios de fácil compreensão por meio de dashboards atraentes e eficazes.

Defina um plano de manutenção

A manutenção é uma das principais áreas da gestão de ativos. Aliás, um dos principais objetivos desse gerenciamento e garantir que as instalações e máquinas da fábrica permaneçam em condições adequadas para funcionar com o máximo de produtividade. Deve existir um planejamento para que o sistema de manutenção aumente a disponibilidade e a vida útil dos equipamentos. As intervenções de prevenção e correção devem ocorrer de modo a não interferir na produção.

Sem dúvida, a tecnologia é um grande aliado da gestão de ativos. É o principal caminho para garantir que o gestor vença os desafios e descomplique os processos internos da organização. A empresa que entra nessa nova realidade sai na frente, ganha em qualidade e em competitividade no mercado.

Gostou das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba novos conteúdos direto na caixa de entrada do seu e-mail!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.