Hoje no mercado mundial existem mais de 1.000 softwares que tentam se posicionar como um sistema completo de gestão de ativos, mas é preciso entender como cada sistema foi concebido. Há uma grande diferença entre CMMS, EAM e APM. Por isso, é preciso avaliar qual sistema se adequa melhor às necessidades de sua empresa.
Diferença entre CMMS, EAM e APM
Sistemas CMMS, nasceram a partir de 1980, com sistemas computadorizados para gerenciar a geração de ordens de serviços de manutenção. Desde então, os focos desses sistemas estão na gestão operacional da manutenção.
Já os sistemas EAM se propõem a gerenciar o ciclo de vida de um ativo, desde sua concepção até sua obsolescência. Afinal, nesses ciclos temos vários atores: a equipe de engenharia e especialistas que projetam uma máquina, a equipe que irá fabricar, instalar e comissionar essa máquina. Sendo assim, a equipe de operadores que irão realizar o startup dessa máquina e a equipe de manutenção que irão manter essa máquina através de ações sistemáticas e não sistemáticas.
Veja, então, que um sistema EAM, precisa possuir funcionalidades que permitam a gestão de projetos, operação e manutenção. Afinal, se olharmos sobre esse aspecto, existem menos 100 sistemas como esse no mundo.
Nesse cenário, é importante entender qual a melhor solução para o seu negócio. Nesse tipo de sistema existem módulos que permitem a interação de outras áreas no cuidado ao ativo. Áreas como segurança, meio ambiente, qualidade, operação, engenharia de confiabilidade, financeira, entre outras.
Alguns módulos de EAM e CMMS
Nesse cenário um EAM, possui tudo que um CMMS possui e mais módulos como:
- Checklists
- Manutenção autônoma
- Etiquetas de qualidade
- Etiquetas de segurança
- Permissão de trabalho
- Matriz X|QM
- Machine Ledger
- EWO – Análise de falhas
- Gestão dos custos do ciclo de vida do ativo, como over maintenance
Já um APM é definido como um sistema de gerenciamento de ativos que prioriza os objetivos de negócios, além das metas tradicionais de confiabilidade e disponibilidade de ativos, dessa forma, o APM tornou-se o principal facilitador da transformação digital para gerenciamento de ativos entre empresas industriais.
Como o Manusis4 pode te ajudar com os processos de gestão de ativos
O Manusis, possui 3 versões distintas, dependendo do momento atual dos seus processos de gestão de ativos:
Já o Manusis Lite, que é um CMMS, é indicado para pequenas e médias empresas que desejam informatizar seus processos de manutenção. Sendo assim, possui 11 módulos, aplicativo mobile para os mantenedores e um construtor de dashboards de indicadores.
O Manusis Enterprise, que é um EAM completo com 11 módulos básicos, mais de 30 plugins, aplicativo mobile para solicitantes, mantenedores e operadores, pronto para Manufatura 4.0, plugins direcionados a filosofia do WCM e totalmente integrável aos grandes ERPs de mercado.
O Manusis Corporate, possuindo todas as características do Manusis Enterprise e ainda possibilidade o uso de servidores exclusivos e dedicados, direcionado para uso por corporações com unidades espalhadas pelo mundo.
Por fim, o Manusis Insights, nosso APM, que permite monitorar parâmetros operacionais de seus ativos e, através de algoritmos inteligentes, correlacionar essas informações com o histórico de informações do ativo oferecendo o acesso a dados fundamentais para tomada de decisões em tempo real para ativos mais críticos.
Agora de posse dessas informações, você já sabe a diferença entre CMMS e EAM e faço aqui o convite para conhecer as nossas soluções. Sendo assim, não se engane, apenas as soluções Manusis4 podem lhe proporcionar o uso de diferentes soluções dependendo da fase que sua empresa na gestão de ativos.
Deixar um comentário