Descubra como integrar sistemas de gestão de ativos com outros sistemas

Sabe como integrar sistemas de gestão de ativos? Neste artigo, vamos apresentar 5 passos práticos para você sincronizar os dados da sua empresa. É natural que

Descubra como integrar sistemas de gestão de ativos com outros sistemas

Sabe como integrar sistemas de gestão de ativos? Neste artigo, vamos apresentar 5 passos práticos para você sincronizar os dados da sua empresa.

É natural que as companhias utilizem diferentes soluções de software para gerenciar seus processos de manutenção. O grande desafio é que essas soluções acabam trabalhando de forma independente, e a falta de cruzamento de informações dados torna a gestão muito complicada e sujeita a falhas. Por isso que uma das principais soluções é integrar os sistemas de gestão de ativos.

Mas por que é tão importante buscar soluções de integração de sistemas e como isso pode ser feito na prática. Então, é sobre isso que veremos no artigo deste post. Acompanhe!

Por que integrar sistemas de gestão de ativos?

A integração entre sistemas é capaz de centralizar dados que circulam em diferentes softwares da empresa. Quando essa integração é implementada de forma adequada, a equipe pode inserir dados em um software e logo ele estará disponível em outro sistema para que uma outra equipe tenha acesso rápido às informações necessárias para o trabalho.

Como resultado, além de a empresa manter um fluxo de trabalho coeso e eficiente, os resultados ficam evidentes do ponto de vista dos clientes, já que percebem um atendimento mais ágil e processos mais eficientes, com um menor número de falhas.

Por isso, não há dúvida de que a integração entre sistemas pode ser uma ótima alternativa para otimizar o trabalho de toda a equipe, tornando todo ambiente digital mais integrado que facilita a gestão dos recursos dos ativos da empresa.

Como fazer essa integração?

Existem diversos passos que podem ser tomados para integrar seus sistemas de gestão de ativos. Neste artigo, vamos apresentar 5 etapas simples que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

Primeiro passo: definir objetivos

É fundamental que no início da implementação a empresa entenda o que que ela deseja com integração. Por exemplo, será que ela deseja ganhar mais tempo eliminando tarefas manuais? Economizar custos? Ou aprimorar processos para reduzir falhas?

Esse foco inicial é imprescindível ao iniciar a implementação da integração entre os sistemas, pois vai fazer os gestores atingirem suas reais necessidades.

Segundo passo: personalizar a integração

A integração entre os sistemas precisa ser personalizada. Ou seja, com base nos objetivos que foram definidos na etapa anterior, a equipe de TI vai acompanhar os processos e indicar as configurações de integração que vão ajudar a atingir os objetivos definidos.

Terceiro passo: selecionar o tipo de integração

Existem pelo menos três tipos de integração utilizados para fazer com que os sistemas se comuniquem entre si. São eles:

  • banco a banco: é um modelo de integração mais simples em que no mesmo banco de dados compartilha as informações entre os diferentes sistemas, ou seja, em software se extraem dados de um banco de dados único;
  • compartilhamento de dados eletrônicos: esse formato é mais complexo pois trata-se de um tipo de tradução ou conversão dos dados gerados por um sistema para o formato que o outro sistema consegue ler. Assim o software de compartilhamento consegue receber mensagens e traduzi-las para então compartilhar com os demais sistemas;
  • API: as APIs são uma das soluções mais modernas e mais utilizadas entre as empresas. A sigla significa Application Programming Interface e trata-se de uma interface que serve como conexão entre os sistemas. Na prática, ele funciona como uma ponte que liga um software a outro.

Quarto passo: organizar os dados da empresa

Para que haja uma correta sincronização entre os dados de diferentes sistemas, é importante que esses dados estejam organizados ou padronizados. Lembre-se que os dados são um ativo importante da empresa, e por isso precisam ser tratados de forma adequada.

Isso significa também que é preciso selecionar que tipos de dados serão sincronizados, já que os registros podem ser compartilhados sob demanda e no sistema que a empresa escolher.

Quinto passo: preparar as equipes para este novo modelo

Embora estejamos falando de integração entre esses sistemas de gestão de ativos, o fator humano é essencial, pois, sem um treinamento adequado, a inserção e o tratamento de dados podem resultar em muitos erros.

É verdade que a integração ajuda a facilitar o trabalho, mas lembre-se que a automação vai mudar o fluxo e a rotina das equipes, e elas terão que entender como operar nesse novo modelo.

Preparado para integrar seus sistemas de gestão de ativos? Então, solicite uma demonstração de nosso software Manusis4 e entenda como funciona na prática!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.