Você conhece os principais indicadores de manutenção? Saiba quais são eles e entenda por que são importantes.
A construção e o acompanhamento de KPIs na gestão de ativos é fundamental para metrificar a performance e dar base para a tomada de decisões. Mas quais são os principais indicadores de manutenção presentes em sistemas de gerenciamento de ativos?
Neste post, vamos explicar as métricas que são mais fundamentais e recorrentes no setor. Acompanhe!
MTBF — Mean Time Between Failures
O Mean Time Between Failures, como o nome sugere, refere-se ao tempo médio entre as falhas, isto é, o período em que a máquina apresentou bons resultados, descontando as falhas reparáveis.
MTTR — Mean Time To Repair.
Este é o tempo médio que os profissionais levam para reparar a máquina. Para isso, divide-se o tempo total de reparos pelo número de reparos, tirando-se assim a média.
Disponibilidade da máquina
É um percentual que representa o tempo em que a máquina está em condições para uso, em pleno funcionamento. Para chegar ao resultado, é necessário usar os KPIs já mencionados:
- Disponibilidade = MTBF / (MTBF + MTTR) x 100.
TMA — Tempo Médio de Atendimento
Trata-se de um indicador que revela o tempo necessário para resolver um chamado, desde a solicitação até a conclusão. O cálculo é simples:
- TMA = Tempo Total de Atendimento / Número Total de Atendimentos.
O ideal é utilizar um sistema que o ajude a gerenciar os principais indicadores de manutenção, como o Manusis4. Dessa forma, os cálculos são feitos automaticamente, de forma rápida e prática.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, solicite uma demonstração do Manusis4 e confira como essa aplicação pode elevar a produtividade do seu time!
Deixar um comentário