Sabia que a gestão de manutenção no setor educacional pode contribuir para a eficiência e a boa reputação da instituição? Leia o artigo e saiba mais!
Em todos os segmentos, as empresas têm buscado cada vez mais alcançar a excelência em seus processos produtivos. Sendo assim, no setor educacional, isso não tem sido diferente. Especialmente em instituições de ensino técnico, em que diferentes equipamentos são importantes para o processo de ensino e aprendizagem, a gestão de manutenção exerce um papel essencial na garantia da eficiência das atividades.
Pouco se fala da gestão da manutenção no setor educacional. Dessa forma, esse assunto, porém, é de grande relevância, pois o bom funcionamento da infraestrutura física e tecnológica da instituição de ensino é indispensável para o bom andamento das aulas.
Neste artigo, vamos considerar os diferentes aspectos da manutenção nos ambientes educacionais, incluindo seu funcionamento e suas vantagens. Então, confira!
O que é gestão da manutenção no setor educacional?
A gestão da manutenção é uma atividade administrativa que visa supervisionar o funcionamento e o desempenho dos recursos técnicos de uma instalação. Por isso, esses recursos incluem ferramentas, equipamentos, infraestrutura, máquinas, entre outros.
Existem três principais tipos de manutenção:
- corretiva: ocorre quando uma falha é identificada e precisa ser reparada. Pode ser uma intervenção planejada (em que há uma anomalia na instalação ou equipamento, mas que ainda há certa flexibilidade para programar a interrupção), ou uma intervenção não planejada (quando o problema é urgente e não há tempo para planejamento.
- preventiva: segue-se um plano de manutenção definido com antecedência para detectar falhas e evitar que falhas surjam, evitando a parada imprevista nos ativos;
- preditiva: feita com base no estado do equipamento a partir de dados coletados ao longo do tempo. Assim, é possível prever quando um ativo possivelmente terá problemas e são feitas intervenções programadas.
Como funciona a gestão da manutenção no setor educacional?
A gestão da manutenção no setor educacional segue princípios e metodologias semelhantes às demais áreas. Sendo assim, a implementação das melhores abordagens e tecnologias de controle permite que a instituição de ensino consiga alcançar a melhor maneira de gerenciar o processo de manutenção de seus ativos.
Dentro do ambiente escolar, existe não apenas a infraestrutura em si, mas também equipamentos e ferramentas cujo funcionamento precisa ser monitorado a fim de garantir a qualidade das aulas e o bem estar dos corpos discente e docente, além de funcionários e gestores. Afinal, alguns desses ativos incluem:
- sistema de refrigeração;
- sistemas de vigilância e monitoramento;
- softwares;
- instalações;
- laboratórios e os materiais e ferramentas que os compõem;
- oficinas e seus respectivos maquinários.
Alguns tipos de instituições exigem uma gestão de manutenção ainda mais organizada e eficiente, especialmente em cursos técnicos ou superiores que demandam o uso de maquinário para a execução de aulas práticas.
A gestão da manutenção no setor educacional vai garantir que toda infraestrutura da instituição esteja em pleno funcionamento e disponível para as aulas e em condições para manter ativa suas atividades operacionais e administrativas.
Quais as vantagens dessa gestão para as instituições de ensino?
O setor educacional pode ser muito beneficiado pela implementação da gestão de manutenção. Considere apenas algumas dessas vantagens!
Maior eficiência no trabalho
A manutenção em dia garante o bom desempenho das instalações de qualquer instituição. Máquinas e instalações em pleno funcionamento evitam a interrupção das atividades escolares e contribui para o cumprimento do planejamento escolar.
Controle de custos
A falta de manutenção pode gerar muitos problemas à instituição, e uma das mais sérias é a falta de controle nos custos de manutenção dos ativos. Então, as instituições deterioram-se mais rapidamente e os equipamentos apresentam problemas inesperados, gerando manutenções corretivas mais onerosas.
Por outro lado, a gestão contribui para uma durabilidade maior dos ativos e evitando falhas inesperadas que poderiam paralisar as atividades e gerar ainda mais transtornos.
Fortalecimento da reputação da instituição de ensino
Uma instituição de ensino com instalações e equipamentos bem cuidados, que funcionam com um ótimo desempenho, ganha pontos aos olhos da comunidade escolar. Afinal, esse é um dos principais aspectos considerados pelo público para determinar a eficiência operacional de uma instituição.
Quer saber mais sobre como gerenciar a manutenção no setor educacional? Então, experimente gratuitamente o Manusis 4 e confira como a tecnologia pode ser sua aliada!
Deixar um comentário