Conheça as melhores práticas de gestão de ativos!

Conheça as melhores práticas de gestão de ativos!

Existem boas práticas para a gestão de ativos. Nós da Manusis4 preparamos um conteúdo com essas práticas para você saber mais!

Em todos os workshops, congressos e visitas a clientes que participo, sempre me deparo com realidades diferentes no que se refere às melhores práticas de gestão de manutenção. Dessa forma, em visitas a clientes, o que mais me chama a atenção é como existem grandes diferenças de maturidade nas empresas e, mais especificamente, nas áreas de gestão de manutenção. Principalmente, em relação aos métodos, procedimentos e sistemas utilizados para cuidar das máquinas que tem como propósito gerar a riqueza das empresas.

E aqui não cabe o comparativo pelo tamanho da empresa. Isso porque, já vi pequenas empresas com processos mais maduros que grandes corporações que ainda utilizam planilhas para gerenciar a manutenção de equipamentos críticos aos seus processos.

Revolução industrial e a gestão de ativos

Com a revolução industrial em suas quatro fases, os processos de manutenção também evoluíram. Por isso, saindo do quebra-conserta, passando pela estratégica de ações preventivas mínimas, ações preditivas, informatização de processos, até os dias de hoje, em que a manufatura 4.0 é a grande promessa para a máxima disponibilidade dos ativos com ações de manutenção cirúrgicas!

O engraçado é que quando falamos das fases da revolução industrial, e penso nas últimas visitas que realizei, consigo encaixar cada empresa visitada em um dessas 4 fases. Dessa forma, o que evidencia a dificuldade das empresas em estarem atualizadas com as melhores práticas de gestão.

A importância da gestão de ativos

Hoje, depois de mais de 20 anos atuando na área de manutenção e sendo um estudioso da gestão de ativos, vejo que o profissional de gestão da manutenção precisa se tornar um profissional da gestão de ativos. Afinal, precisa ampliar sua visão focada para uma visão holística! Dessa forma, se lembrarmos que a principal fase do ciclo de vida de um ativo é sua operação, momento no qual, o ativo deve gerar riqueza para rentabilizar o investimento realizado pela empresa, os atores principais dessa fase são os operadores e mantenedores!

E, nesse cenário, se conhecerem bem o projeto do ativo, operarem de maneira adequada e utilizarem as melhores técnicas de gestão de manutenção, associadas a filosofias como WCM, poderão alcançar a gestão holística dos seus ativos. Sendo assim, no caso do WCM – World Class Manufacturing – estamos falando de uma metodologia que se apoia em pilares e ferramentas para buscar o aprimoramento de processos em todas as áreas de uma empresa.

Pilares técnicos e gerenciais da gestão de ativos

Quando falamos de pilares estamos falando de pilares técnicos e gerenciais:

  1. Pilar de segurança, saúde e meio ambiente
  2. de desenvolvimento de pessoas
  3. controle de qualidade
  4. custos
  5. melhoria contínua
  6. manutenção autônoma
  7. organização do trabalho
  8. manutenção profissional
  9. logística
  10. e de atendimento ao cliente

Ferramentas de gestão

E para cada pilar acima, utiliza-se uma amplitude de ferramentas de gestão tais como:

  • Machine ledger
  • PDCA
  • Kaizen
  • Matriz de segurança
  • EWO – Análise de falhas
  • Etiquetas de manutenção autônoma
  • Inspeções CIL-R – Cleaning, Inspecting, Lubricating and retightening.
  • 5S
  • Mura, Muda, Muri
  • Ferramentas de controle de qualidade
  • 5T’s
  • Picking
  • Radar chart
  • Luti method
  • 5W1H
  • 4M
  • OEE
  • Anova
  • E outras mais…

7 passos para a excelência

E quando queremos falar de gestão de ativos, estamos falando o pilar da manutenção profissional que tem como base 7 passos para serem seguindo rumo a excelência:

  1. Eliminação e prevenção da deterioração acelerada
  2. Análise de quebras e reversão do desgaste
  3. Definição de padrões de manutenção
  4. Atuação nos pontos fracos das máquinas e aumento da vida útil
  5. Implementação de estratégias de manutenção preventiva
  6. Implementação de estratégias de manutenção preditiva
  7. Gestão dos custos de manutenção

A filosofia do WCM integra vários processos permitindo que oportunidades sejam identificadas em diversos setores de uma empresa. Além disso, que possam ser reduzidos ou eliminados cria uma operação mais eficiente.

Resultados da gestão de ativos

Grandes empresas que tem esse modelo de gestão em seu DNA, experimentam os seguintes resultados:

  • Redução do absenteísmo em até 15%;
  • de incidentes em até 30%
  • Economia de 20% no uso de energias
  • Redução de até 15% e emissões de CO2;
  • de atividades que não agregam valor ao processo em até 25% – NVAA – Not valued added activities
  • Economia de 26% em custos logísticos
  • Aumento de 20% em produtividade em diversos processos no chão de fábrica
  • Redução de custos operacionais em até 5%

No final das contas a filosofia do WCM prevê, basicamente, a redução de perdas e desperdícios. Isso tudo por meio da eliminação de etapas que não agregam valor ao processo, proporcionando à empresa maior velocidade de produção e vantagem competitiva. 

Uma conclusão chave é que políticas seletivas projetadas de forma inteligente podem ser eficazes. Sendo assim, deste ponto de vista, World Class Manufacturing é um conceito “chave”. Afinal, esta é a razão por que o conceito que constitui “World Class Manufacturing” tem recebido considerável atenção na literatura acadêmica. Embora tenha sido desenvolvido principalmente em relação às necessidades de organizações de manufatura de maior escala. Dessa maneira, o WCM permite reduzir perdas e otimizar os fluxos logísticos. Assim, os principais resultados podem ser resumidos da seguinte forma:

1. Maior eficiência operacional

2. Maior flexibilidade nos processos

3. Processos mais enxutos.

Quer saber mais sobre como nosso sistema pode transformar a eficiência de seus processos? Então, entre em contato conosco!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.