Como utilizar o método de Kanban na gestão de ativos?

Método de Kanban é uma metodologia de gestão do fluxo de trabalho desenvolvida pela Toyota. Então, saiba mais como pode ser aplicada na gestão de ativos.

Como utilizar o método de Kanban na gestão de ativos?

Método de Kanban é uma metodologia de gestão do fluxo de trabalho desenvolvida pela Toyota. Então, saiba mais como pode ser aplicada na gestão de ativos.

Kanban é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como “cartão” ou “sinalização”. Foi desenvolvido pela Toyota ainda na década de 40, e sua objetividade e simplicidade são extremamente eficientes no gerenciamento do fluxo de trabalho. Sabia que essa metodologia pode ser aplicada perfeitamente na gestão de ativos?

Neste artigo, vamos compartilhar com você algumas maneiras de utilizar o kanban na gestão da manutenção de ativos dentro do negócio. Saiba também que benefícios ele pode gerar para as operações!

O que é o método kanban?

O kanban é uma metodologia de organização do fluxo de trabalho que utiliza cartões coloridos em diferentes colunas para especificar a etapa em que a tarefa se encontra no momento.

No geral, esse fluxo é dividido em três partes: a fazer, fazendo e feito. Cada tarefa é representada por um cartão. O cartão que representa uma tarefa que ainda está aguardando para ser feita fica na coluna a fazer. Quando essa tarefa se inicia, o cartão é transferido para a próxima coluna: fazendo. Quando concluída a tarefa, o cartão passa para a última coluna: feito. Esse é o modelo mais básico.

Esse tipo de metodologia utiliza os cartões para sinalizar a etapa em que a tarefa se encontra. Assim, embora nesse formato mais básico, o kanban seja composto por três etapas e os cartões representam as tarefas, o sistema é bastante flexível, de modo que os cartões e o número de colunas ou etapas podem ser adaptados conforme o fluxo de trabalho da empresa.

Por exemplo, em agência de produção de conteúdo uma tarefa pode representar um artigo e cada coluna indica em que etapa a produção deste artigo está, como planejamento, produção, revisão e publicação.

Nesse contexto podemos explicar que existem pelo menos 2 tipos de kanban:

  • kanban de produção: neste caso acumula indica o trabalho que deve ser realizado e a cor pode indicar o setor ou pessoa responsável pela tarefa;
  • kanban de movimentação: neste caso, indica-se o local ou etapa em que se encontra o item na linha de produção.

Essa mesma metodologia pode ser utilizada em outras atividades, por exemplo, na gestão de ativos. Entenda melhor como funciona.

Como usar o método kanban na gestão de ativos?

Gestão de ativos engloba uma série de atividades que tentam extrair valor dos ativos do negócio. Sendo assim, essa área acompanha os ativos em todos os ciclos de vida desde o planejamento da aquisição até a manutenção e descarte.

O método kanban pode ser aplicado em diferentes atividades dentro da gestão de ativos. Ele pode ser usado, por exemplo, na programação da manutenção a fim de supervisionar as inspeções feitas nos equipamentos. O sistema funciona de um modo muito simples: os funcionários podem observar no quadro kanban o cartão que está em seu turno, retirar o cartão e fazer a manutenção programada conforme as especificações descritas nele.

Nesse caso, cada coluna representa um turno, uma faixa da esquerda divide o quadro em diferentes linhas que representam os dias da semana. Por isso, cada linha que representa os dias da semana é dividida por horários. Dessa forma o gestor consegue inserir os cartões dentro dos turnos em que as máquinas precisam ser inspecionadas.

Essa programação semanal é bastante intuitiva, fácil de acompanhar e dispensa a necessidade da realização de várias reuniões para distribuição de tarefas. Além disso, o supervisor que organiza as atividades semanais tem uma visão clara de quais máquinas necessitam de reparos, quais são as intervenções necessárias e quais são os profissionais responsáveis por cada tarefa.

Uma das grandes vantagens do método kanban para a gestão de ativos é que ele pode ser aplicado de diferentes maneiras. Sendo assim, é possível implementá-lo utilizando um quadro manual simples com post-its que representam os cartões ou mesmo utilizar softwares avançados de gestão que organizam as informações do fluxo de trabalho em forma de kanban.

Quer saber mais sobre como utilizar o software avançado para gerenciar a manutenção dos objetivos do seu negócio? Então, solicite uma demonstração do Manusis4!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.