Método de Kanban é uma metodologia de gestão do fluxo de trabalho desenvolvida pela Toyota. Então, saiba mais como pode ser aplicada na gestão de ativos.
Kanban é uma palavra japonesa que pode ser traduzida como “cartão” ou “sinalização”. Foi desenvolvido pela Toyota ainda na década de 40, e sua objetividade e simplicidade são extremamente eficientes no gerenciamento do fluxo de trabalho. Sabia que essa metodologia pode ser aplicada perfeitamente na gestão de ativos?
Neste artigo, vamos compartilhar com você algumas maneiras de utilizar o kanban na gestão da manutenção de ativos dentro do negócio. Saiba também que benefícios ele pode gerar para as operações!
O que é o método kanban?
O kanban é uma metodologia de organização do fluxo de trabalho que utiliza cartões coloridos em diferentes colunas para especificar a etapa em que a tarefa se encontra no momento.
No geral, esse fluxo é dividido em três partes: a fazer, fazendo e feito. Cada tarefa é representada por um cartão. O cartão que representa uma tarefa que ainda está aguardando para ser feita fica na coluna a fazer. Quando essa tarefa se inicia, o cartão é transferido para a próxima coluna: fazendo. Quando concluída a tarefa, o cartão passa para a última coluna: feito. Esse é o modelo mais básico.
Esse tipo de metodologia utiliza os cartões para sinalizar a etapa em que a tarefa se encontra. Assim, embora nesse formato mais básico, o kanban seja composto por três etapas e os cartões representam as tarefas, o sistema é bastante flexível, de modo que os cartões e o número de colunas ou etapas podem ser adaptados conforme o fluxo de trabalho da empresa.
Por exemplo, em agência de produção de conteúdo uma tarefa pode representar um artigo e cada coluna indica em que etapa a produção deste artigo está, como planejamento, produção, revisão e publicação.
Nesse contexto podemos explicar que existem pelo menos 2 tipos de kanban:
- kanban de produção: neste caso acumula indica o trabalho que deve ser realizado e a cor pode indicar o setor ou pessoa responsável pela tarefa;
- kanban de movimentação: neste caso, indica-se o local ou etapa em que se encontra o item na linha de produção.
Essa mesma metodologia pode ser utilizada em outras atividades, por exemplo, na gestão de ativos. Entenda melhor como funciona.
Como usar o método kanban na gestão de ativos?
Gestão de ativos engloba uma série de atividades que tentam extrair valor dos ativos do negócio. Sendo assim, essa área acompanha os ativos em todos os ciclos de vida desde o planejamento da aquisição até a manutenção e descarte.
O método kanban pode ser aplicado em diferentes atividades dentro da gestão de ativos. Ele pode ser usado, por exemplo, na programação da manutenção a fim de supervisionar as inspeções feitas nos equipamentos. O sistema funciona de um modo muito simples: os funcionários podem observar no quadro kanban o cartão que está em seu turno, retirar o cartão e fazer a manutenção programada conforme as especificações descritas nele.
Nesse caso, cada coluna representa um turno, uma faixa da esquerda divide o quadro em diferentes linhas que representam os dias da semana. Por isso, cada linha que representa os dias da semana é dividida por horários. Dessa forma o gestor consegue inserir os cartões dentro dos turnos em que as máquinas precisam ser inspecionadas.
Essa programação semanal é bastante intuitiva, fácil de acompanhar e dispensa a necessidade da realização de várias reuniões para distribuição de tarefas. Além disso, o supervisor que organiza as atividades semanais tem uma visão clara de quais máquinas necessitam de reparos, quais são as intervenções necessárias e quais são os profissionais responsáveis por cada tarefa.
Uma das grandes vantagens do método kanban para a gestão de ativos é que ele pode ser aplicado de diferentes maneiras. Sendo assim, é possível implementá-lo utilizando um quadro manual simples com post-its que representam os cartões ou mesmo utilizar softwares avançados de gestão que organizam as informações do fluxo de trabalho em forma de kanban.
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