Como tomar decisões de forma ágil e eficiente, com base em dados da gestão de manutenção

Já foi época em que os negócios eram conduzidos pelo instinto ou intuição. Em todos segmentos, os gestores, cada vez mais, buscam formas de agregar números

Como tomar decisões de forma ágil e eficiente, com base em dados da gestão de manutenção

Já foi época em que os negócios eram conduzidos pelo instinto ou intuição. Em todos segmentos, os gestores, cada vez mais, buscam formas de agregar números aos seus processos a fim de medir seu nível de eficiência operacional e assim fazer ajustes para aprimorar suas atividades. E isso não é diferente na gestão de manutenção.
O gestor tem hoje uma série de ferramentas que o possibilita gerar dados, normalmente mensuráveis. Esses registros formam um insumo valioso que norteia a tomada de decisões de modo a elevar substancialmente a qualidade dos processos do setor.
Por isso, neste post, você entenderá melhor como funciona essa dinâmica. Como a gestão de manutenção pode gerar dados que se tornam a base para ações estratégicas? É o que você vai descobrir a seguir!

Gerando dados com a gestão de manutenção

A gestão de manutenção ajuda a prevenir, evitar, reverter e corrigir problemas em máquinas e equipamentos. Como? Por meio de dados. O setor conta com uma extensa base de dados, que inclui pelo menos 11 pontos chaves importantes para a geração de relatórios de gestão:

  • cadastro de todas as máquinas da empresa;
  • recomendações de segurança no trabalho dos mantenedores;
  • instruções de como realizar as manutenções preventivas de cada máquina;
  • plano mestre de manutenção;
  • ordens de manutenção;
  • dados coletados pela mão de obra que efetua as manutenções;
  • mão de obra disponível;
  • registros de medições;
  • coleta de dados do material utilizado;
  • material aplicado à manutenção;
  • perda de produção e indisponibilidades.

Os dados levantados pela gestão de manutenção vão levar a ações que aumentam a produtividade do setor e, consequentemente, os resultados da empresa.

Os dados gerando ações

Com base nos dados levantados, podemos revelar respostas a perguntas importantes, tais como:

  • Quantas interrupções ocorreram na produção, e quais foram as causas?
  • De quanto em quanto tempo um equipamento exige manutenções?
  • Será que os gastos com manutenção de um determinado equipamento podem justificar sua substituição, ou ainda vale a pena consertá-lo?
  • Quantas horas de trabalho de manutenção determinada máquina exige?
  • Que departamento mais demanda manutenção? Qual será o motivo?
  • Qual o custo/hora de parada de um ativo crítico à organização?
  • Com base nos dados históricos de um ativo com seu LCC (Life Cycle Cost) e seu ROI (Return of Investment)?

Veja por exemplo como o histórico de manutenção de um equipamento pode ajudar a tomar decisões e definir planos de manutenção.  Esse tipo de registro detalha informações sobre:

  • hora e data da manutenção;
  • tipo de falha;
  • possíveis motivos do problema;
  • troca de peças;
  • funcionário que operava a máquina na hora do defeito;
  • funcionário responsável pela manutenção;
  • custos da manutenção.

Com base nessas informações, a gestão de manutenção pode:

  • montar um calendário de manutenções preventivas;
  • prever quando será preciso substituir os equipamentos;
  • prevenir pausas na produção devido a falhas de equipamentos;
  • avaliar com maior precisão a qualidade das máquinas;
  • definir planos de ação;
  • revelar a necessidade de investir em treinamentos para funcionários;
  • revelar a necessidade de trocar de fornecedores.

Nesse ponto, conseguimos compreender bem a importância de manter as informações sempre acessíveis e bem organizadas. Sistemas de gestão de manutenção e ativos são capazes de auxiliar os gestores em organizações tradicionais, contribuindo para a aplicação de indicadores mais precisos, completos e fáceis de analisar.
Agora, imagine as organizações que buscam a aplicação de conceitos da Manufatura 4.0, podendo ter essas informações e análises em tempo real? Fique atento às nossas newsletters, em breve, falaremos mais sobre esse tema!
Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre que postarmos novos artigos aqui no blog!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.