Os KPIs (Key Performance Indicators), ou Indicadores de Performance, são dados utilizados para medir o desempenho relativo a um objetivo. As variáveis mensuráveis são muitas e podem avaliar, por exemplo, o desempenho da sua empresa ao investir no aumento das vendas, melhorias no retorno do investimento em marketing, na redução da desistência na jornada de compra, além de outros.
Para resultados mais assertivos, portanto, é importante que se defina quais realmente agregam valor ao seu plano de ação. Defina os objetivos da sua empresa e dos seus colaboradores. Analise as áreas que precisam de melhorias ou otimizações e priorize ações para sua equipe de gestores.
Tendo em mente objetivos, estratégia e plano de ação, defina os KPIs mais relevantes levando em consideração alguns pontos primordiais. Os indicadores devem ser:
Apropriados: devem medir precisamente o aspecto operacional que precisa ser medido;
Aceitáveis: devem ser considerados por todos;
Claros: devem transmitir uma mensagem clara em relação à operação medida;
Comparáveis: devem poder ser comparados a dados internos ou externos à empresa;
Simples: devem ser fáceis de entender, coletar e interpretar.
Deve-se garantir que os indicadores meçam, portanto, a efetividade na aplicação dos processos de manutenção com o intuito de avançar e perpetuar o negócio da organização.
Os KPIs podem variar bruscamente de organização para organização e de meta para meta, mas alguns são encontrados com maior frequência em determinadas áreas. Para saber os principais KPIs para a Gestão e Manutenção de Ativos, baixe aqui o e-book que preparamos sobre o tema.
Deixar um comentário