Baixe gratuitamente um eBook com 4 passos para elaborar um Plano de Rotas de Inspeção, ação fundamental para a Gestão de Ativos e manutenção da sua empresa!
O conceito de inspecionar, no contexto da manutenção de ativos, é verificar, checar e, principalmente, observar se os equipamentos se encontram em suas condições ideais conforme recomendações do fabricante ou mesmo preestabelecidas pela própria empresa.
Para tal, utiliza-se de técnicas e equipamentos para manter ou restaurar peças, diagnosticar ruídos, aquecimento, vibração ou qualquer outra anomalia, estabelecendo condições favoráveis para seu funcionamento. A verificação é feita por uma equipe capacitada que atua nas Rotas de Manutenção Preditiva e Inspeção.
A importância da inspeção, portanto, se dá pela sua capacidade de identificar falhas antes mesmo destas acontecerem, o que se conhece por “estado de falha”, diminuindo prejuízos com manutenções corretivas.
As rotas de inspeção são criadas visando maximizar o tempo, a segurança e a produtividade da execução. São atividades com periodicidade variável (diária, semanal, mensal, bimestral, etc.) que são executadas com o objetivo de detectar falhas antes que elas ocorram.
Para isso, alguns questionamentos devem ser respondidos:
- Qual o caminho mais lógico a ser seguido?
- Quais são os pontos vitais a serem inspecionados?
- Quais os riscos à segurança pessoal existem no local?
- O que deve ser inspecionado?
- Quais os parâmetros devem ser seguidos?
- Quais ferramentas serão utilizadas?
- Quais EPIs serão necessários?
Nesse cenário, a definição de um bom plano de rotas de inspeção é uma ação fundamental para o sucesso das estratégias de gestão de ativos e manutenção, pois será o principal guia utilizado por gestores para a definição, implementação e controle das ações.
Faça o download do material que preparamos com um guia com 4 passos para elaborar um Plano de Rotas de Inspeção. Clique aqui para baixar gratuitamente.
Deixar um comentário