Descubra os impactos da Indústria 4.0 na Gestão de Manutenção e Ativos e, consequentemente, nos resultados da sua empresa!
A Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, é um sistema complexo que, além de conectar máquinas (como na terceira fase da revolução industrial), cria uma network de máquinas, propriedades, ativos, sistemas de informações em toda a cadeia de valor e por todo o ciclo de vida do produto.
Ou seja, com a Indústria 4.0, tudo que está presente em uma indústria e em seu modelo operacional pode ser conectado digitalmente. Quem conseguir tirar o melhor proveito dessa possibilidade, estará um passo à frente no mercado e conseguirá entregar um serviço de maior valor aos seus clientes.
Suportada por tecnologias de Big Data, Internet das Coisas (Internet of Things) e Sistemas Ciber-Físicos (Cyber Physical Systems), a Indústria 4.0 tem impactado o setor de Manutenção e Gestão de Ativos por meio de soluções que facilitam o gerenciamento dos sistemas de produção, proporcionando uma maior capacidade de operação e de planejamento.
Ao conectar máquinas, sistemas e pessoas ao longo de toda a cadeia produtiva, a Indústria 4.0 permite que decisões sejam tomadas de forma autônoma, o que aumenta a capacidade das empresas de prever falhas, agendar manutenções e se adaptarem a mudanças não planejadas.
Neste contexto, o conhecimento de falhas ou da possibilidade destas ocorre rapidamente e as ações de manutenção preditiva podem ser realizadas em tempo real e de forma precisa pelos responsáveis do setor.
Estima-se, por exemplo, que as empresas que investem em soluções da Indústria 4.0, apresentam uma produtividade 18% maior no período de 5 anos. Além disso, a previsão é de que, até 2022, 85% das empresas terão implementado soluções da Indústria 4.0 em todas as divisões de negócios importantes.
Para saber mais sobre esse assunto, leia o eBook exclusivo da WERT SOLUTIONS “A Internet das Coisas na manutenção: como conectar equipamentos”.
Deixar um comentário