Após uma breve e importante interrupção, vamos voltar com nossa série sobre CMMS.
Começo lançando a questão: quais as diferenças entre um CMMS e um EAM?
Antigamente, os sistemas CMMS e EAM eram muito distintos. Hoje, com o avanço da tecnologia Wi-Fi e os recursos de IoT as diferenças entre os dois diminuíram, mas ainda existem.
O CMMS pode ser considerado como uma ferramenta cujo objetivo é facilitar o gerenciamento de manutenção de ativos, inventário e prolongar a vida útil dos equipamentos. Eles não são feitos para fornecer funcionalidade estendida além desse escopo.
O software de gerenciamento de ativos corporativos (EAM), por sua vez, fornece uma gama mais ampla de recursos para rastrear, gerenciar e analisar o desempenho e os custos dos ativos ao longo de todo o ciclo de vida do mesmo, desde sua concepção (projeto), passando pela aquisição, instalação, comissionamento, partida, operação, manutenção, rettrofiting, até o descarte.
Mas Rodrigo, vamos ao que importa: qual custo-benefício de um CMMS?
Um dos principais motivos da contratação de um CMMS é reduzir custos – e isso todo mundo gosta – principalmente em um plano de longo termo. Para entender o ganho deste processo é necessário saber quantas pessoas se beneficiariam do uso da ferramenta. Além disso, elencar KPIs que serão a base de cálculo deste retorno financeiro também é essencial.
Tudo deve ser contabilizado para avaliar o benefício da contratação do software. Quanto tempo da sua equipe pode ser economizado? Quanto da receita da empresa evitou de ser gasta com manutenções inesperadas? Como a organização de estoque evitou compras emergenciais de peças de reposição que poderiam ser bem mais caras? E principalmente, quanto foi a redução do tempo de inatividade conseguido por um bom planejamento preditivo e o quanto isso efetivamente gerou de lucros para a empresa?
Veja abaixo alguns números de pesquisas sobre o impacto da manutenção preventiva e de um bom gerenciamento de estoque na economia de uma empresa:
– Os últimos dados da pesquisa do ITIC revelam que 98% das organizações dizem que uma única hora de inatividade custa mais de US$100 mil, com 81% dos entrevistados indicando como 60 minutos de inatividade custam à empresa mais de US$300 mil. 33% das empresas relatam que uma hora de inatividade custa às empresas US$1 milhão a US$5 milhões. Estes números podem ser drasticamente reduzidos com a utilização de um CMMS;
– 83% das organizações com estoque gerenciado em um CMMS relatam melhorias significativas na disponibilidade de peças. Melhores práticas de gerenciamento de estoque equivalem à disponibilidade adequada de peças para consertar máquinas. Maior economia vem do pedido em massa de peças e menos pedidos de peças de emergência;
– De acordo com o Estudo de Manutenção da Planta Engineering 2017, o tempo médio gasto na manutenção programada é de 19 horas por semana. Com um bom software de CMMS é possível reduzir este tempo em 50%.
Então, quando se fala de custos e benefícios da implantação de um CMMS, podemos calcular o retorno do investimento feito na aquisição de um sistema assim. Isso é feito por meio de uma fórmula simples: ROI do CMMS = (Valor do CMMS – Custo do CMMS), dividido pelo Custo do CMMS.
Vamos analisar um pouco mais a fundo os valores dessa fórmula:
– Custo do CMMS: É o valor geral pago pela aquisição e implantação dessa ferramenta. Inclui os custos de compra, serviços necessários para sua instalação, custos de possíveis hardwares a serem adquiridos para seu funcionamento, valo do suporte, mensalidades, entre outros
– Valor do CMMS: É a quantia que se espera economizar nos processos de gestão de ativo ao adquirir a ferramenta. Primeiro, faz-se um levantamento de todos os custos da manutenção. Depois, uma previsão da economia a ser gerada com ela, levando em consideração pontos como: a extensão da vida útil do ativo, a redução de tempo ocioso de operação, economia de custos com estoque, o aumento da produtividade, além de todos os outros benefícios que já apresentamos acima.
Tendo estimado o valor do CMMS, basta apenas aplicá-lo na fórmula para obter o retorno que o investimento em um software de gestão de ativos pode entregar. Empresas com CMMSs recém implantados ou atualizados podem apresentar um retorno sob o investimento – ROI de 25% a 400% no primeiro ano.
Na próxima semana, vamos falar sobre para quem é o CMMS: se sua empresa se aplica ou não se aplica. Ee você ainda não sabe, confira quarta que vem. Abraço e bom resto de semana.