Os mitos e verdades do CMMS – parte final

Hoje vamos finalizar aquela nossa série sobre CMMS. Se você ainda não leu os outros textos, temos dois materiais bem interessantes por aqui sobre o assunto.

imagem para ilustrar texto de blog sobre CMMS

Hoje vamos finalizar aquela nossa série sobre CMMS. Se você ainda não leu os outros textos, temos dois materiais bem interessantes por aqui sobre o assunto. Neste terceiro e último artigo vamos desvendar o último mistério: afinal, minha empresa precisa de um CMMS?

Vamos avaliar alguns pontos para descobrir se a sua empresa se beneficiaria com a contratação de um CMMS. Assim, elencamos algumas perguntas simples para auxiliar na verificação da necessidade da aplicação de um software de facility management no seu ambiente.

•          Sua empresa possui equipamentos industriais?

•          Você tem problemas frequentes com danos que geram custos altos?

•          Faz a gestão de grandes infraestruturas como edifícios, hotéis e grandes centros?

•          É obrigado a cumprir critérios como HACCP e normas ISO?

•          É prestador de assistência técnica?

•          Ainda usa relatórios impressos ou se organiza por programas como Excel e similares?

•          Não possui dados estruturados para tomar decisões?

•          Sofre com desorganização na sua equipe e no seu inventário?

•          Nota uma baixa eficiência dos seus técnicos de manutenção?

•          Tem problemas de comunicação com sua equipe técnica?

Se você respondeu “sim” a um ou mais dos itens acima, é bem provável que um software de manutenção irá ajudá-lo a ter processos mais eficientes e economizar tempo e recurso.

Tá, Rodrigo, mas como escolher um CMMS?

Se você chegou até aqui, então é hora de dar o primeiro passo para uma gestão de ativos mais eficiente: escolher o CMMS que melhor se enquadre às necessidades da sua empresa. Algumas características são essenciais em um software deste tipo:

1- Visibilidade completa da ordem de serviço

Um bom software de gestão de manutenção permite que os usuários revisem, priorizem, atribuam, programem e rastreiem ordens de serviço e tarefas de manutenção associadas. Ele também deve fornecer visibilidade total dessas ordens, com históricos, inventários e outras informações pertinentes.

2 – Possibilidade de automações

Dentre as automações que um bom CMMS deve oferecer podemos citar o agendamento de manutenção e alertas automatizados, incluindo detalhes como históricos de serviços, listas de verificação, manuais de ativos e outros.

3- Informação na nuvem

A implantação de um software como SaaS, baseada em nuvem, oferece maior mobilidade, além de escalabilidade e uma maior integração com outros sistemas. Além disso, requer uma infraestrutura de TI interna menos robusta e oferece maior segurança.

4- Acesso móvel

Hoje em dia a mobilidade é um requisito essencial em vários departamentos e na gestão de ativos não é diferente. Todos os dados de um software de manutenção devem estar disponíveis em ambientes móveis para consulta. Além disso, técnicos devem poder incluir dados como ordens fechadas, requisição de peças de reposição e outros independentemente de onde estejam.

5- Fácil implementação

Prefira sempre softwares que possam ser implementados com facilidade e também ofereça integração com outros possíveis sistemas já utilizados em sua empresa. Optar por um sistema que ofereça suporte na implementação é um diferencial de peso ao escolher um CMMS.

6- Segurança

Um CMMS abriga vários dados sensíveis, que vão desde equipamentos e suprimentos até dados pessoais dos colaboradores. Procure sempre por um software que ofereça segurança na gestão desses dados.

7 – Capacidade de expansão

Se o objetivo de sua empresa for expandir, então é necessário que o software de gestão de ativos também possa ser escalonável. Opte por um sistema que permita ampliar suas capacidades, seja por upgrades ou pela aquisição de novos módulos ou plugins. Isso evitará a necessidade de uma troca de software e um novo processo de implementação.

8 – Suporte e atualizações

Como qualquer software no mercado, um bom CMMS deve sempre oferecer um bom suporte e, principalmente, garantir atualizações para que o sistema seja viável a longo prazo. Procure saber por quanto tempo o sistema tem atualizações garantidas e qual é o método e a validade do suporte.

E por fim, o mais importante: veja o software em ação! Procure conversar com um consultor e peça uma demonstração do que o sistema pode fazer e como ele pode auxiliar na rotina da sua manutenção. Um feedback visual pode solucionar dúvidas e até mesmo elencar alguns pontos de melhorias que nem mesmo você sabia que existiam!

Aqui na Manusis4 temos o Manusis Lite, que é um CMMS que oferece um gerenciamento ágil e simples para suas máquinas, equipamentos e instalações. Ele permite a gestão integrada de um conjunto de serviços dentro de uma única plataforma, controlando todos os processos necessários, o que possibilita a tomada de decisões estratégicas com muito mais confiança.

É um sistema com 11 módulos que possibilita a organização da gestão da sua área de manutenção e o planejamento, programação e execução de suas atividades da área com mais assertividade e resultados em poucos meses. Sua implementação pode ser realiza de 4 a 12 semanas e será assistida por um consultor especializado e com experiência em gestão de manutenção.

Entre no nosso site pelo ESTE LINK e solicite uma visita sem compromisso!

Até semana que vem.

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.