Vamos falar sobre ele, a estrela da vez, ChatGPT?

O mundo todo só fala nele: ChatGPT. Mas, afinal de contas, que raios é isso? Bom, primeiramente, deixa eu lançar uma pergunta aqui: você já pensou

imagem para ilustrar texto de blog sobre chatgpt

O mundo todo só fala nele: ChatGPT. Mas, afinal de contas, que raios é isso? Bom, primeiramente, deixa eu lançar uma pergunta aqui: você já pensou em interagir de verdade verdadeira com robôs? To falando de robô de verdade, não chatbots. Pois bem, chegou a hora disso acontecer. O ChatGPT é uma tecnologia da Open AI, que usa Inteligência Artificial Generativa (IAG) extremamente rápida e, de fato, muito, muito inteligente.

Ele gera textos escritos de forma autônoma, natural, coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão, como se tivesse sido escrito por humanos. E a gama de assuntos é infinita. Alguns CEOs estão usando para escrever e-mails. Estudantes, para preparar teses para faculdade. Esses dias eu pedi pro ChatGPT me ensinar a fazer pizza napolitana – ele não apenas dá a receita, ele me ensina a fazer, com riqueza de detalhes. Ficou excelente.

Minha diversão é fazer inúmeras perguntas, pedir pra descrever imagens, criar legendas, roteiros. Não, não, esse texto não foi feito pelo ChatGPT, porque ele é quase perfeito – ele ainda não consegue pensar por mim, em alguns insights – AINDA. Medo né? Mas o que é bizarro é que ele consegue reproduzir o contexto de um diálogo, entender o que foi dito, responder, tudo isso com relevância.

Mas, Rodrigo, como que isso funciona? A Open AI, que é a empresa dona da coisa toda, usou uma técnica chamada “transfer learning”, ou seja, o primeiro modelo foi treinado em tarefas específicas como prever a próxima palavra em um texto, a partir da compreensão do significado das palavras e frases, para posteriormente ser adaptado para tarefas como responder perguntas ou criar histórias. Ele foi projetado com base numa arquitetura chamada “transformer”, que inclui camadas de atenção e processamento de linguagem para entender o significado das palavras no texto de entrada e assim gerar o texto de saída de forma autônoma.

Como a Inovação é intrínseca a qualquer tipo de utilização de AI, este modelo é continuamente aprimorado para beneficiar cada vez mais inúmeros outros setores.

Passei uma manhã discutindo com minha equipe de marketing o que será que vem por aí com o ChatGPT: será o fim do google? Será que começarão a cobrar pelo uso? Será que teremos comando de voz, num futuro breve, e ele será nossa Alexa? Com o investimento de BILHÕES da Microsoft, o que podemos esperar?

E, claro, entre as diferentes perguntas, chegamos a um ponto: qual a relação de ChatGPT e gestão de ativos? Pois achamos uma correlação e qual futuro dessa união. E essa será a pauta da nossa próxima newsletter.

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.