Benchmarking em manutenção e confiabilidade

Conheça os benefícios do benchmarking em manutenção e confiabilidade para a sua empresa. Entenda melhor como essa prática pode aumentar a eficiência, melhorar a manutenção e

Benchmarking em manutenção e confiabilidade

Conheça os benefícios do benchmarking em manutenção e confiabilidade para a sua empresa. Entenda melhor como essa prática pode aumentar a eficiência, melhorar a manutenção e aumentar a qualidade dos produtos.

A aplicação do benchmarking em manutenção e confiabilidade é uma estratégia de análise extremamente importante para qualquer empresa que deseja alcançar resultados ótimos e melhorar seus processos, serviços e produtos.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios que a implementação da prática de benchmarking pode trazer para uma empresa, bem como exemplos de uso na gestão de ativos.

O que é benchmarking?

O benchmarking é o processo de avaliar o desempenho de um produto, serviço ou processo em relação às melhores práticas de mercado. É uma ferramenta de análise útil e extremamente importante para qualquer empresa que deseja melhorar seus processos, serviços e produtos.

Na prática, a companhia adota como referência números praticados pelo mercado ou por empresas do mesmo setor para fazer uma comparação com seu próprio negócio.

Quais os principais benefícios do benchmarking em manutenção e confiabilidade?

O benchmarking pode ser extremamente benéfico para a gestão de ativos, pois permite que as empresas comparem seu desempenho com o dos seus concorrentes. Isso significa que as organizações podem identificar e corrigir processos e procedimentos ineficientes e reduzir o tempo e custos associados aos processos. Entenda melhor esses ganhos!

Aumento da eficiência

O benchmarking é uma ferramenta que permite às empresas comparar o seu próprio desempenho com o de outras empresas. Isso serve como um importante parâmetro de mercado para determinar se a sua produção está aquém ou não do que se espera.

Isso significa que as empresas podem identificar e corrigir processos e procedimentos ineficientes, o que resulta em uma melhor eficiência operacional.

Por exemplo, uma empresa pode descobrir maneiras de reduzir o tempo de produção por pesquisar novas tecnologias e maquinários utilizados pela concorrência. Isso pode representar uma grande oportunidade de crescimento e incremento na produção.

Melhor manutenção

Outro benefício do benchmarking é a melhoria na manutenção dos produtos. Nesse processo, é possível comparar os níveis de manutenção necessários em seus produtos aos de produtos similares.

Isso ajuda as empresas a identificar falhas e inserir melhoramentos em produtos e processos que reduzam o volume de intervenções necessárias para manter alta a disponibilidade dos ativos.

Aumento da confiabilidade

A confiabilidade na gestão de ativos é a capacidade de um sistema, equipamento ou produto cumprir as expectativas do usuário durante um tempo específico, e de manter sua qualidade, segurança e desempenho corretos.

O benchmarking também ajuda nesse sentido, pois leva à comparação entre as melhores práticas de manutenção e confiabilidade de diferentes empresas.

Isso também aumenta a confiança dos clientes nas empresas, pois expressa o compromisso da marca em fazer tudo o que pode para garantir produtos de alta qualidade.

O benchmarking em manutenção e confiabilidade é uma ferramenta extremamente útil para qualquer empresa que deseja melhorar seus produtos, processos e serviços. Ele permite que as empresas comparem os níveis de desempenho, eficiência, manutenção e confiabilidade dos produtos com os níveis de outras empresas, o que permite que as empresas identifiquem e corrijam problemas antes que eles se tornem problemas sérios.

Para uma boa estratégia de benchmarking, é essencial contar com ferramentas que te ajudam a coletar e analisar métricas sobre seus processos de gestão de ativos. O Manusis4 é a solução ideal! Solicite uma demonstração e entenda como fazer isso na prática!

GANTT

Gerencie seus projetos no formato Gantt com geração de atividades para sua equipe acompanhar no celular.



Cronogramas

O Índice de Desempenho do Cronograma (SPI) mede a eficiência de tempo em projetos dividindo o valor agregado (EV) pelo valor planejado (PV).

IOT

Conecte sensores de IoT para monitorar ativos críticos, permitindo gerenciamento preditivo, insights em tempo real e decisões proativas.

Digital Twin

Integre IoT e IA, unificando dados para otimizar o gerenciamento do ciclo de vida de ativos com custos reduzidos.

Investimentos

O Índice de Desempenho de Custos (IPC) mede a eficiência de custos do projeto dividindo o valor agregado (VE) pelos custos reais (CA).

Segurança

Digitalize os procedimentos de segurança para garantir a conformidade e um ambiente de trabalho seguro durante a manutenção de ativos.

Risk Analysis

Use Permissões de Trabalho para garantir operações seguras, reduzindo riscos e validando a conclusão de tarefas para locais de trabalho mais seguros.

GPS

Monitore equipes e processos em tempo real com GPS para melhor gerenciamento de equipes e ativos em campo, garantindo uma resposta rápida ao cliente.

QRCode

Use QRCode para escanear detalhes de ativos instantaneamente por meio de smartphones para acesso rápido a informações críticas sobre ativos.

Facilities

Gerencie espaços físicos, serviços públicos e infraestrutura para otimizar as operações da empresa de forma eficiente e confiável.

3rd Party

Registre prestadores de serviços para manutenção de ativos, inspeção e gerenciamento de serviços de rotina.

Manutenção de Propriedade

Garanta o funcionamento de sistema elétrico, encanamento e segurança contra incêndio, prolongando a vida útil do edifício e evitando falhas.

Integração ERPS MES

Integre o Manusis4 com sistemas ERP/MES via Manusis Connect, permitindo fluxo de dados em tempo real, maior eficiência e melhores decisões.

Manutenção

Evite falhas de equipamentos com manutenção de rotina, garantindo economia de custos, longevidade dos ativos, segurança e confiabilidade operacional.

Planejamento

Crie planos de manutenção preventiva, cronogramas de inspeção e rotas de lubrificação de ativos para planos mensais ou semanais.

Confiabilidade (WCM)

Garanta que os sistemas ou equipamentos funcionem de forma confiável ao longo do tempo, sem falhas, melhorando a durabilidade operacional.

Gestão de Mão
de Obra

Monitore equipes de campo, ativos e dados de IoT para agilidade, redução de tempos de resposta, criação de alertas e melhoria de decisões operacionais.

EWO

Use Ordens de Serviço de Emergência para analisar falhas inesperadas, criar planos de ação e evitar tempo de inatividade.

Machine Ledger

Mantenha dados históricos de ativos críticos para análise a fim de melhorar a confiabilidade, o desempenho e a disponibilidade.

Operações

Gerenciar processos industriais para transformar matérias-primas em produtos de forma eficiente em vários setores.

OEE

Meça a eficácia geral do equipamento usando índices de disponibilidade, desempenho e qualidade para otimizar a produtividade.

Checklists

Digitalize e execute listas de verificação para inspeções, controle e análise de dados, reduzindo a dependência de planilhas.

Frotas

Otimize o gerenciamento de veículos, a manutenção de trilhos, a segurança e as rotas, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais das frotas de transporte.

Veículos

Otimize as operações dos veículos, monitore os pneus, gerencie reparos, inventário e reduza os custos de manutenção da frota.

Rotas

Aproveite a IoT, dispositivos vestíveis e rastreadores para monitorar ativos, funcionários e processos para tomar decisões mais inteligentes em tempo real.

Materiais

Planeje, organize e controle materiais para manter o fluxo, reduzir custos e garantir o uso de qualidade em todas as operações.

Inventário

Gerencie peças de reposição e ferramentas para reduzir o tempo de inatividade, garantindo operações contínuas sem atrasos nas tarefas de manutenção.

Reposições

Gerencie armazéns digitais para peças de reposição, ferramentas, EPIs e consumíveis para simplificar transferências, inventário e armazenamento.

Gestão de Projetos

Controle projetos exclusivos usando os princípios do PMI com ferramentas de custo, tempo e qualidade em um ambiente colaborativo.

EPI

Gerenciar equipamentos de proteção individual e uniformes para garantir conformidade, segurança, uso adequado e substituição oportuna para os trabalhadores.

AI

Use IA generativa com dados de ativos e sensores para criar Centros de Comando de IA para gerenciamento de ativos mais inteligente e baseado em dados.